O preço do polissilício manteve a tendência de alta com uma elevação de 9,4% no primeiro semestre de 2022. É o que apontou um levantamento realizado pela Greener.
O Estudo Estratégico: Geração Distribuída 2022 | Mercado Fotovoltaico 1° Semestre relatou que em dezembro de 2021 o custo do insumo já havia sofrido um aumento anual de 200%.
Módulos FV: custos de importação e nacionalização
Outro ponto ressaltado pela pesquisa é que o frete internacional apresentou uma redução da ordem de 30% em relação ao final de 2021, impactando positivamente os custos dos painéis.
Importação
A forte aceleração das importações de equipamentos, em especial no primeiro trimestre de 2022 (crescimento de 128%), reflete a alta expectativa da cadeia solar para 2022.
Por outro lado, a Greener enfatizou que a expressiva elevação das taxas de juros aliados a Capex ainda em patamares elevados se mostram desafiadores, contribuindo para um crescimento mais moderado da demanda de sistemas na primeira metade do ano.
Volume importado de módulos: GD e GC
O primeiro trimestre de 2022 apresentou alta de 127% em relação ao mesmo período de 2021 (2.322 MW). As mudanças regulatórias e a forte expectativa de crescimento do mercado para 2022 impulsionaram estes volumes.
Fabricação de componentes do sistema FV
A Greener indicou ainda que os módulos representam em torno de 38% do preço final de um sistema, sendo um importante componente a ser analisado para a precificação de mercado.
“Como o principal insumo do módulo é o silício metálico (matéria-prima para o polissilício), representando 60% da estrutura de custos dos insumos, sua variação de preço impacta diretamente no preço dos painéis”, acrescentou a consultoria.
Fabricação de componentes do inversor
Os semicondutores e componentes eletrônicos representam a maior parcela de custo dos inversores fotovoltaicos. No último ano, esses componentes experienciaram um aumento de demanda em virtude do processo de digitalização que foi acelerado pela pandemia.
Tal cenário culminou em problemas de abastecimento global desses componentes e consequentes elevações de preços e fretes, podendo influenciar no custo dos inversores.
Impacto da valorização das commodities
O estudo enfatizou também que após o forte aumento em 2021 devido à oferta reduzida do metal, o preço do aço vem apresentando queda nos últimos meses e começa a se aproximar do patamar de início de janeiro de 2021.
“O valor do aço impacta o custo de fabricação de estruturas de fixação, especialmente para as usinas fotovoltaicas de solo”, relataram.