A AE Solar, fabricante alemã de módulos solares Tier 1, introduziu três novos produtos com tecnologias de última geração para o mercado de energia solar em 2022.
São eles os módulos HJT com até 22,2% de eficiência e 485 W de potência, o painel fotovoltaico/híbrido/térmico e a mais recente série Meteoro, com tecnologia TOPCon do tipo N.
De acordo com a empresa, a série Meteoro apresenta as seguintes vantagens sobre os módulos fotovoltaicos PERC existentes:
- Menor taxas de degradação no primeiro ano devido aos efeitos LID (Light Induced Degradation) ou LeTID (Light-elevated Temperature-Induced Degradation);
- Maior potencial de eficiência em comparação com células solares do tipo P;
- Fator de bifacialidade mais elevado em comparação com as células solares PERC.
“Em resumo, uma menor taxa de degradação e um maior rendimento energético resultante de uma melhor eficiência e bifacialidade (no caso do módulo bifacial) leva a um menor LCOE a longo prazo em comparação com a tecnologia PERC”, destacou a companhia.
“Os módulos TOPCon têm uma eficiência muito próxima das células solares HJT e IBC com um fator positivo de melhor preço e maior estabilidade na cadeia de abastecimento”, acrescentaram.
Inclusive, segundo pesquisa realizada pelo International Technology Roadmap for Photovoltaics, as células TOPCon do tipo N dominarão até 50% da quota de mercado até 2032, tornando-a a tecnologia principal dentro de uma década.
Mais sobre a AE Solar
A AE Solar, fundada em 2003, tem crescido constantemente nos últimos anos, tanto para alargar a sua carteira como para reforçar a sua presença no mercado internacional.
Atualmente, a fabricante opera em mais de 95 países. Entre outros prêmios, a companhia ganhou o UN Global Compact Partnership for Sustainability Award – na categoria Planeta.