As ruas e vielas da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), receberam a instalação de 30 postes de energia solar para garantir iluminação pública sustentável a mais de 190 famílias que vivem na comunidade.
A tecnologia foi instalada no sábado passado (22) pelo Instituto EDP, em parceria com as organizações sociais Gerando Falcões e a Litro de Luz – que ficará encarregada de fazer as manutenções e mensurar o impacto positivo dos equipamentos na comunidade.
O Instituto EDP explica que os postes sustentáveis instalados são feitos de tubos PVC, equipados com painel solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet. A tecnologia foi montada por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade.
O projeto contou com investimentos de R$ 126 mil por parte do Instituto EDP, que conseguiu junto à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorização para regularizar a energia elétrica das casas da comunidade.
Leia também:
-
52% das startups que podem minimizar os impactos energéticos são do setor solar
-
Favela de SP será a 1ª do país a ter solar e ser autossustentável
-
Marco legal da GD pode viabilizar inserção da energia solar nas favelas
Este foi o terceiro projeto realizado pelo Instituto em parceria com o Litro de Luz. Na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, foram 30 postes de energia solar instalados nas comunidades Vila Sahy, Baleia Verde e Lobo Guará.
Já no Estado do Espírito Santos, as ruas da comunidade Jabaeté, na cidade de Vila Velha, receberam 60 postes fotovoltaicos.