Foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de painéis solares fotovoltaicos nos hospitais, escolas e repartições públicas do estado.
A iniciativa, do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), visa reduzir custos na administração pública. De acordo com ele, o projeto é de suma importância, ainda mais considerando que o RN está entre os três estados com maior índice de radiação solar do país.
“O potencial de 780 a 800 W por metro quadrado é cinco vezes maior que o da Alemanha, um dos países que mais produzem energia solar no mundo”, destacou.
TJMS visa economia de R$ 4,8 mi com solar
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) terá uma economia anual estimada em mais de R$ 4,8 milhões com a instalação de um sistema fotovoltaico, previsto para entrar em operação a partir do ano que vem.
“Ainda que medidas de eficiência energética, como o uso de lâmpadas LED, seja realidade nestas edificações, o custo com energia elétrica no orçamento anual é muito representativo”, afirmou o TJMS.
A proposta se alinha com as questões ambientais, nas quais o uso de fontes alternativas de energia renovável surge como protagonista no cenário global, em que é presente a escassez de recursos.
Por isso, o TJMS iniciou em 2021 estudos de viabilidade técnico-econômica relativos à implantação de sistemas de energia fotovoltaica para atendimento das edificações do Poder Judiciário em MS.