A Amara NZero, com exclusividade para clientes cadastrados, anunciou a criação de um simulador financeiro, permitindo que integradores possam fazer o cálculo do investimento de uma usina fotovoltaica com projeção de até 25 anos.
Denominado SF 14.300, a ferramenta traz para o mercado a possibilidade de calcular o aporte em um sistema considerando tanto os efeitos da Resolução Normativa 482 como também a regra de transição da Lei 14.300.
“O SF 14.300, na verdade, surgiu a partir da demanda interna de entendermos se realmente a Lei 14.300 vai impactar drasticamente o setor solar no Brasil e em quais tipos de sistema”, comentou Vitor Pedreira, superintendente de Compras Amara NZero.
“Além de descobrir que a situação não é tão ruim quanto se imaginava, percebemos que tínhamos desenvolvido uma ferramenta que pode ser usada por qualquer investidor em geração distribuída, para entender quais são as mudanças na rentabilidade do seu projeto após a alteração regulatória. Foi então que decidimos disponibilizá-la gratuitamente para todo o mercado”, enfatizou.
Com o simulador da empresa é possível fazer análises com informações tarifárias das principais concessionária de energia do país, além de considerar importantes indicadores de viabilidade do investimento como payback, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).
Para apoiar de forma didática, foi criado também um e-book que traz as principais mudanças que a Lei 14.300 promove no mercado, análises financeiras pré e pós-lei e algumas considerações importantes sobre os impactos da viabilidade financeira dos sistemas para os investidores.
Segundo a companhia, para fazer a simulação é preciso seguir os seguintes passos:
- Acesse o app.amaranzero.com.br;
- Realize seu login;
- Encontre o botão de acesso ao SF.14330;
- Será redirecionado para acesso ao simulador sem precisar fazer um novo login.