Com o objetivo de estimular e democratizar a energia solar, a Genyx anunciou em parceria com a Smartben a criação da WeGen, joint venture que visa facilitar a contratação para quem não pode instalar painéis fotovoltaicos por razões técnicas.
O lançamento aconteceu no 7º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) e na Expo GD, realizados nos dias 9 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
Segundo as empresas, o intuito da parceria é oferecer aos pequenos consumidores a energia excedente gerada pelo sistema por um preço acessível. Essa contratação será realizada através dos integradores, por meio de uma plataforma, que farão uma análise sobre capacidade e consumo do sistema como um todo, a fim de evitar desperdícios.
“Nossa plataforma visa também proporcionar um novo modelo de negócio com receita recorrente para os integradores e a oportunidade de entrada dos pequenos produtores no mercado de geração distribuída”, disse Rodrigo Matos, sócio da Smartben.
Para Lucas Freitas, CEO da Genyx, a economia e a sustentabilidade são os principais atrativos na visão dos consumidores ao se depararem com a proposta da Joint Venture. Além disso, ressaltou a importância de fomentar a geração distribuída que será possível, por meio de assistência às necessidades dos integradores.
Dentro desta proposta, os integradores parceiros da WeGen receberão de forma recorrente, 2% do valor pago pelos clientes. Os valores podem ser monitorados diretamente pelo aplicativo da plataforma.
“Nossa energia é gerada por uma cooperativa de pequenos produtores, com baixo impacto na natureza. Qualquer morador em Minas Gerais pode economizar na sua conta de luz e participar da revolução energética, que é um futuro que já começou”, finalizou Freitas.
De acordo com Paula Cançado, sócia da Smartben, a parceria com a Genyx vem para fortalecer ainda mais a proposta da empresa. “Com um modelo de negócios fortemente focado em micro e pequenas empresas, nossa plataforma cuida de todos os trâmites burocráticos e administrativos junto às concessionárias de energia”, destacou.
Para Matos, a WeGen será uma importante ferramenta para estimular a produção de energia solar. “Nossa plataforma online tem como objetivo garantir, por meio do acesso à energia de fontes renováveis, economia na conta de energia elétrica”.
“A mesma tem como objetivo também proporcionar um novo modelo de negócio com receita recorrente para os integradores e a oportunidade de entrada dos pequenos produtores no mercado de geração distribuída.” concluiu.