A fabricante de inversores Hypontech anunciou que irá lançar, em breve, o Hypon.Cloud, uma plataforma de monitoramento integrada destinada aos profissionais do mercado de energia solar. De acordo com a empresa, o novo sistema visa ajudar a calcular com maior precisão os benefícios econômicos do sistema fotovoltaico e o payback (retorno do investimento).
Em comparação com a geração anterior do Hiportal, a companhia afirmou que este programa melhorou significativamente em UI (Interface do Usuário), UX (Experiência do Usuário) e funcionalidade. “Iremos fornecer uma solução mais abrangente de monitorização de centrais elétricas a nível mundial, que permitirá a gestão de clientes, atualização remota, diagnóstico e resolução de problemas, o que melhora consideravelmente a eficiência de O&M (Operação e Manutenção)”, ressaltaram.
“Além disso, há diferentes regiões, diferentes estratégias de preços de energia e políticas de FIT (Feed-in Tariffs), e o Hypon.Cloud considera plenamente estas situações nas complexas aplicações do sistema híbrido, medindo a distribuição de eletricidade no sistema, consumo e armazenamento”, acrescentou a Hypontech.
Outro ponto enfatizado pela fabricante é que as funções da plataforma ainda suportam mais séries de inversores ligados à rede, híbridos, acoplamento CA e micro-inversor, bem como mais métodos de comunicação, que podem ser ligados via WiFi, AP, Bluetooth, GPRS, 4G.
“No futuro, irá suportar também mais componentes, como carregadores para VEs (veículos elétricos), geradores diesel e estações meteorológicas, por exemplo”, concluíram.
Atualmente, o Hypon.Cloud está em fase beta fechada. O website está disponível em www.hypon.cloud. Em smartphones estará disponível em breve na Apple App Store e no Google Play.