A empresa de telefonia Claro inaugurou, nesta quinta-feira (15), uma usina de energia solar com capacidade instalada de 6,3 MW de potência no município de Tanabi, no interior de São Paulo.
A instalação foi entregue em parceria com a RZK Energia e faz parte do projeto “Energia da Claro”.
Juntas, as duas companhias já foram responsáveis pela entrega de outras quatro usinas fotovoltaicas, sendo duas no Distrito Federal e outras duas também no interior de São Paulo).
O projeto também entregou duas usinas movidas a biogás (nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo) e uma hidrelétrica (em Mato Grosso).
Segundo a Claro, todas estas usinas totalizam capacidade instalada para a geração de 36 MW de energia proveniente de fontes 100% renováveis.
A operadora também informou que a usina de energia solar de Tanabi deve evitar a emissão de mais de 1 mil toneladas de CO² por ano.
“A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e estamos empenhados em nos tornar praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa”, diz, em nota, Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da operadora.
O projeto
Implementado em 2017, o programa ‘Energia da Claro’ abastece as operações da empresa no Brasil por meio de parcerias para a construção de usinas de GD (geração distribuida). A iniciativa também contempla a compra de energia limpa no Mercado Livre, em contratos de longo prazo.
Segundo a Claro, o programa vai gerar o equivalente a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da operadora no país, por meio de diversas fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e de biogás.
Atualmente, as 70 usinas que integram a iniciativa já abastecem mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem mais de 60% das antenas da Claro com energia renovável.