A Comerc Renew, vertical de Geração Centralizada do Grupo Comerc Energia, iniciou a operação em teste da maior usina solar do estado de São Paulo, segundo a empresa, com capacidade instalada de 269 MWp.
A unidade fornecerá energia limpa para a Eucatex – gigante nacional da construção civil, tintas, indústria moveleira e revenda madeireira; e para a Grandfood (PremieRpet), empresa do mercado de alimentos para cães e gatos, por meio das parcerias de longo prazo (PPA).
No total, foram investidos R$ 925 milhões no projeto, dos quais, cerca de R$ 500 milhões correspondem às usinas que atenderão ambas as companhias.
Localizado na cidade de Castilho, interior de São Paulo, o Complexo de Castilho é composto por cinco plantas fotovoltaicas e as empresas Eucatex e Grandfood (PremieRpet) farão parte de três delas.
O sistema irá suprir a necessidade de energia de até 100% da PremieRpet e 50% da Eucatex. Além disso, contribuirá para evitar a emissão de 235 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Apenas a parceria com Eucatex e Grandfood (PremieRpet) já será responsável por evitar a emissão de 120 mil toneladas deste total, contribuindo para a descarbonização e metas ESG de ambas. Este número é equivalente à absorção de CO2 realizada por 840 mil árvores durante 30 anos.
“Desenvolver, implantar e energizar a usina solar Castilho é motivo de muito orgulho para todo time da Comerc, ainda mais se considerarmos que, apesar da alta complexidade e dimensão do projeto, o empreendimento foi concluído antes do esperado”, comentou Pedro Fiuza, Vice-Presidente de Geração Centralizada da Comerc.
“Ao longo de mais de 70 anos de história, a Eucatex sempre se preocupou com o meio ambiente e seus impactos socioeconômicos, realizando a produção sustentável de madeira para o abastecimento de suas unidades fabris e prezando pelo uso racional dos recursos naturais, com diversas certificações que atestam essa condição”, afirmou José Antonio Goulart de Carvalho, VPE Executivo e DRI da Eucatex.
Madalena Spinazzola, diretora de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da Grandfood (PremieRpet), também ressaltou a importância da parceria e comentou que a companhia coroou a caminhada sustentável anunciando que 100% do consumo de energia será suprido por um empreendimento fotovoltaico.
Comerc visa 1,8 GWp até início de 2024
Desde 2021, a Comerc tem focado grande parte dos seus investimentos em ativos de energia solar, principalmente na modalidade de geração centralizada.
A empresa espera atingir 1,8 GWp de capacidade instalada até o início de 2024 e já possui praticamente a totalidade deste montante comprometido com parceiros. Por isso, já prevê novos investimentos no setor para 2025.