A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) abriu uma Consulta Pública para tratar dos aprimoramentos no Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD), que é um modelo da companhia para projetar a difusão da GD (geração distribuída) no Brasil.
As contribuições poderão ser enviadas até o dia 07 de fevereiro de 2023 no e-mail gdabsolar@googlegroups.com ou grupoabsolar@googlegroups.com.
Metodologia utilizada pela EPE no 4MD:
- Definir o mercado potencial, ou seja, dado tempo suficiente, todo esse mercado irá adotar a tecnologia;
- Definir a velocidade que a adoção ocorrerá. São estimadas “curvas S” de difusão que determinam se o processo é mais lento ou mais rápido;
- Os adotantes se dividem por tecnologia;
- Atribui-se uma potência média para cada adotante e é estimada a capacidade instalada de MMGD. Na sequência, os valores anuais são abertos por mês;
- Cálculo da geração de energia elétrica a partir da capacidade instalada.
Perguntas a serem respondidas:
- Faz sentido expandir o mercado nicho residencial? Qual corte deve ser aplicado para definir os potenciais adotantes?
- Qual fator comercial deve ser utilizado para delimitar o mercado nicho comercial? Há algum dado de mercado que possa ser utilizado como proxy para essa escolha?
- Qual fator de sensibilidade ao payback (SPB) deve ser utilizado? Há outra curva que melhor reflita o interesse do consumidor em realizar o investimento dado o retorno do investimento?
- Há melhor forma de estimar o mercado potencial com base em métricas financeiras distintas do payback
- Quais limites superiores poderiam ser utilizados para os parâmetros de inovação (p) e imitação (q)?
- Como modelar a migração para o mercado livre e a evolução do mercado nicho para MMGD no Brasil?
- Há sugestão de metodologia para distinguir potenciais consumidores remotos e locais para unidades não residenciais?
- Qual premissa de evolução da potência média dos sistemas de MMGD é mais adequada para ser incorporada no 4MD?
- Qual método pode ser utilizado para estimar a adoção por fonte?
- Quais fatores de autoconsumo podem ser utilizados, por fonte e segmento?
- Há sugestões adicionais relacionadas à metodologia?