Atualmente, a gama de linhas de financiamento de energia solar oferecidas por bancos privados e públicos é alta, cenário este que tende a ser contínuo.
Entretanto, é perceptível que a entrada de fintechs trazendo novas soluções de pagamentos para o segmento fotovoltaico também acelere ainda mais as possibilidades.
E isto se dá a lógica básica de que um sistema solar fotovoltaico é analisado como um investimento, logo, aqueles que o adquirem no presente buscam colher retornos futuros de longo prazo.
Este ponto é de extrema relevância para a abertura de crédito, uma vez que, é um mercado onde ainda se perdura a troca de despesa e não um endividamento.
Ao pensar na lógica citada acima, entregar soluções é o que a Amara Net Zero busca. A empresa está focada na transição energética que propõe condições de pagamentos variadas e adequadas para o integrador e o seu cliente final, mas que também se adequam às regras do negócio de distribuição.
Além das formas tradicionais de pagamentos à vista, cartão de crédito, a empresa conta com as operações de financiamentos.
Hoje, em determinadas instituições o cliente consegue realizar a simulação por aplicativo mobile e, somente em caráter de dúvidas, aciona sua gerente de conta.
Logo, nota-se que a cada ano a agressividade em tornar-se competitivos é algo notório nos produtos bancários focados ao mercado solar. O lema acaba sendo tornar o nível de serviço melhor.
Uma venda tem um propósito muito profundo. Ajudamos o cliente a buscar caminhos e, muita das vezes, lidamos com um investimento que está atrelado ao início de um sonho.
A economia a ser gerada é fruto de uma expectativa de aumento de capacidade produtiva e expansão do negócio. Logo, lidamos com infinitas possibilidades, todas estas especiais.
Pensando nisso, além de fazermos parte da transição energética, estamos envolvidos em etapas importantes para muitas pessoas, se evidencia então o impacto que geramos em muitas vidas.
Abaixo consta o passo a passo para você realizar uma compra de um kit gerador fotovoltaico com um financiamento já aprovado:
- O cliente escolhe em qual banco quer pedir o financiamento (quase sempre é o banco ao qual o cliente já possui um relacionamento de longo prazo);
- Após o pedido de financiamento ser pré-aprovado, o gerente responsável envia uma carta de autorização de faturamento para a empresa que vende os equipamentos informando os dados do cliente e a alienação que deve constar na nota fiscal. O interessante é que, muitos bancos utilizam o kit gerador fotovoltaico como garantia do financiamento, logo, evitando que o cliente apresente garantias reais.;
- Após a emissão da Nota Fiscal, esta é enviada ao banco para pagamento;
- Ao passo que o pagamento é realizado, o pedido seguirá para produção e expedição.
Entretanto, caso o cliente final não tenha nenhuma opção de financiamento em mente, a Amara Net Zero poderá auxiliar o integrador sobre as possibilidades que mais se adequam ao perfil do seu cliente.
Vale frisar que, além dos financiamentos rotineiros para pessoas físicas e jurídicas, a Amara também aceita linhas que abrangem os produtores rurais e cooperativas, linhas estas que não necessitam de materiais nacionalizados e que são muito mais práticas de serem operadas.
Contudo, entendemos que o financiamento não é uma mera condição de pagamento, mas sim uma solução que tende a crescer em demasia.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.