As empresas de vendas e instalação de sistemas fotovoltaicos estão dentre as melhores alternativas de investimento no país e há muitos fatores que impulsionam o setor, sendo o principal deles o alto valor das tarifas energéticas no Brasil.
A alta rentabilidade no ramo é uma das maiores vantagens para o investimento, já que os custos são baixos, se comparados ao faturamento. Nesse cenário, aparece um profissional que ganha cada vez mais destaque no mercado: o integrador solar.
Ele é responsável por fazer o dimensionamento, venda, projeto, homologação, instalação e prestar assistência ao consumidor que deseja começar a gerar a sua própria energia com objetivo de fazer economia ou mesmo ampliar as possibilidades de conforto em casa.
Foi esse mercado que despertou a atenção da empresária Joana Laila, de 26 anos. Além de ser um exemplo de história bem-sucedida no ramo, a jovem prova que idade não é documento quando se fala em empreendedorismo.
Engenheira eletricista por formação, Joana entrou para o mercado de energia solar há pouco mais de três anos, quando ingressou em uma sociedade. Por divergências relacionadas à gestão do negócio, a empresa foi desfeita e Laila decidiu, junto com outro sócio, Caio César Xavier, de 29 anos, abrir a sua empresa integradora de energia solar, a Ultra Energia.
A empresa, localizada em Sobral, região norte do Ceará, a 230 km de Fortaleza, teve seu início no mercado em janeiro deste ano, começando com faturamento em R$ 200 mil. Seis meses depois, a empresa bateu seu primeiro milhão em faturamento mensal.
Hoje, a Ultra Energia conta com mais de 250 clientes atendidos e cerca de 1,5 MWp de potência instalada, e vai fechar o ano com um faturamento mensal acima dos 2 milhões de reais, graças aos diferenciais que oferece ao mercado, como o pagamento em 12 vezes sem juros e em até 4 cartões de crédito de diferentes titularidades e, principalmente, ao seu pós-venda, uma das grandes forças da empresa.
Em seu corpo de funcionários, a Ultra Energia conta com um time de engenharia próprio, conduzido por engenheiros eletricistas e estagiários da engenharia elétrica, além de um time de execução, com equipes de operação, manutenção e comercial, este liderado por Joana.
Para a empresária, a Sou Energy contribuiu para que seu trabalho fosse facilitado como nova empreendedora. Segundo ela, entre as vantagens que a empresa oferece, estão: equipamentos de qualidade, suporte técnico, treinamentos para time comercial, mentoria, assistência técnica, agilidade de entrega, variadas formas de pagamento e rápido acionamento de garantia de fábrica.
A fabricante de geradores fotovoltaicos Sou Energy fornece as condições necessárias para as empresas integradoras garantirem suas primeiras vendas, dando suporte na qualificação de novos empreendedores do setor.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.