A Unicoba, fabricante de baterias estacionárias e soluções de energia, finalizou a instalação de sistemas responsáveis por gerar energia 24 horas para 900 famílias ribeirinhas do estado de Rondônia.
A iniciativa, que foi finalizada um mês antes do previsto, faz parte do programa Mais Luz para a Amazônia, projeto do Governo Federal e do MME (Ministério de Minas e Energia).
Nesta etapa do projeto, foram atendidas 68 comunidades remotas espalhadas em 15 municípios rondonienses. Ao todo, investiram R$ 45 milhões com a implantação de aplicações que tem como componentes principais baterias, inversores e painéis fotovoltaicos.
Antes das soluções da Unicoba, as famílias não tinham acesso à eletricidade ou dependiam de geradores movidos a óleo diesel para ter energia elétrica por apenas algumas horas do dia.
Sistema híbrido na Amazônia elimina 53 toneladas de CO2 por ano
“A Unicoba foi contratada para tornar o sonho de ter eletricidade em casa para centenas de famílias em realidade. É muito gratificante que a tecnologia que dispomos propicie transformação social, qualidade de vida, além de benefícios econômicos para todas as comunidades”, destacou George Fernandes, CEO da Unicoba.
A companhia foi responsável por todos os detalhes do projeto, oferecendo as baterias de lítio de última geração, realizando a instalação em campo e fará a manutenção futura destes sistemas.
Entre as comunidades atendidas pela UNICOBA está a “2 de Novembro”, no município de Machadinho D’Oeste, em Rondônia. O local recebeu a instalação de 284 painéis solares ligados a 71 baterias de lítio. O sistema transformou a vida dos pouco mais de 300 habitantes que têm a pesca e a extração de látex como principais atividades.
“Nossa vida mudou completamente. Agora conseguimos congelar o pescado, temos uma geladeira funcionando, melhorou nosso conforto com ventilador para espantar os pernilongos e podemos tomar um banho sem ter que ir buscar água no balde”, disse Antônio Gonçalves, morador da comunidade.
Comunidades isoladas no Brasil
Atualmente, existem cerca de 230 localidades isoladas no Brasil que não possuem energia. Mais de 95% dessas comunidades estão dentro da Amazônia Legal, que representa 60% do território nacional e abrange oito dos 26 estados brasileiros.
Segundo pesquisa realizada pelo IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente), mais de 990 mil pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica nesta região, que representa menos de 1% da carga elétrica total do país.
Além das 900 famílias atendidas em Rondônia, o programa Mais Luz Para Amazônia já beneficiou mais de 8 mil famílias em outros estados do norte do Brasil.