O TJRO (Tribunal de Justiça de Rondônia), localizado em Porto Velho, instalou uma usina fotovoltaica em seu edifício-sede. Com potência instalada de 151,8 kWp, o sistema instalado no telhado possui 276 módulos fotovoltaicos de 550 W.
De acordo com a secretaria administrativa do Tribunal, essa já é a quinta unidade de geração própria de energia na capital.
O Anexo Administrativo possui usinas fotovoltaicas que já estão em funcionamento, com potência instalada de 154 kWp. Além disso, outras unidades já estão em atividade, como a Secretaria de Gestão de Pessoas com 88 kWp, o Centro de Apoio Logístico com 246,4 kWp e a Escola da Magistratura (Emeron), com 273 kWp.
Além da capital, o TJRO do interior do estado também aderiu à geração de energia solar, com sistemas em funcionamento nas comarcas Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim, Machadinho d’Oeste e Buritis, somando 406,26 kWp de potência instalada.
Segundo o cronograma do Tribunal, a conclusão da instalação dos sistemas fotovoltaicos está prevista para até o fim de 2023, exceto unidades que estão com obras em andamento, como no município de Rolim de Moura, cujo término está previsto para o início do ano de 2024.