Mais sessenta e dois sistemas fotovoltaicos com bateria serão instalados em postos de saúde da terra Yanomami no estado do Amazonas e de Roraima, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia).
Os dois ofícios, que autorizaram a inclusão dessas unidades no Programa Mais Luz para Amazônia, foram encaminhados à diretoria das empresas de distribuição dos dois estados, na sexta-feira (24).
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida atende a um pedido da SESAI (Secretaria de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde e segue a diretriz do presidente de atendimento à população Yanomami.
“Precisamos reforçar o fornecimento de energia nos postos de saúde no território Yanomami, para que os profissionais que atuam nesta comunidade tenham melhores condições de atendê-la, oferecendo mais saúde, dignidade, mais chances de vida a essa população”, declarou o ministro.
Ainda segundo o MME, a medida integra as ações de enfrentamento da ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional), em decorrência da desassistência ao povo Yanomami. A previsão é que as placas sejam instaladas o mais breve possível.
No final de janeiro, outros equipamentos desse tipo foram instalados a pedido do MME, em caráter emergencial, nas comunidades de Surucucu, Auaris, Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena, todos voltados à alimentação prioritária de unidades de saúde para atendimento aos indígenas.