Módulos da Sunova têm potência de pico atestada por Laboratório da USP

Potência dos painéis testados está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado
painéis da marca possuem certificação da TÜV NORD, autoridade global, e do laboratório SQI,
Painéis da Sunova possuem certificação da TÜV NORD e do laboratório SQI. Foto: Sunova/Divulgação

O laboratório do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da USP (Universidade de São Paulo) constatou que a potência de pico STC dos módulos fotovoltaicos da Sunova está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado.

Segundo Wellington Araújo, country manager Brasil, “o teste foi realizado pelo laboratório da universidade a pedido da Sunova para contestar a divulgação de um relatório de teste de produtos não confirmado, relacionado à potência de pico, para os produtos da marca que havia sido realizado pelo laboratório da USP e que está sendo veiculado entre profissionais do mercado”.

“Já foi provado que esse relatório trata-se de um documento inelegível, a empresa cliente e solicitante informada no relatório nem conhecimento do mesmo tinha, conforme declaração oficial já divulgada pela mesma. O intuito foi dirimir quaisquer dúvidas com relação à qualidade dos produtos Sunova”, acrescentou Araújo.

“Em conformidade com a norma IEC 61215, os módulos foram submetidos a Inspeção Visual, Eletroluminescência, Estabilização inicial e Determinação da Potência Máxima. Ressaltamos que para determinar a potência de pico sob STC, conforme a norma citada, o módulo deve passar pelo processo de estabilização inicial”, disse Rafael Palazzo, especialista técnico da Sunova Brasil.

“Em posse dos resultados podemos constatar que a potência de pico STC está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado. Ou seja, o produto está em conformidade com os dados contidos na documentação técnica”, acrescentou Palazzo.

Ainda de acordo com a fabricante, os painéis da marca possuem certificação da TÜV NORD, autoridade global, e do laboratório SQI, credenciado pela ILAC-MRA e CNAS.

A Sunova ainda reforçou que seus produtos são fornecidos com um período de garantia de 15 anos na qualidade do produto e do processo, bem como 25 anos no desempenho, juntamente com o resseguro dessas garantias fornecidas pelas renomadas seguradoras Ariel-Re e Lloyd’s.

“Portanto, se algum problema de qualidade do produto ocorrer dentro do período de garantia e for confirmado, nós, como Sunova Solar, arcaremos com a responsabilidade correspondente”, finalizou.

Para acessar o documento basta entrar neste link https://assinarweb.com.br/iee-usp/verificar, digitar o login: 0226101 e a senha v8EXJQ50.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.