O outono começou com tendência de manutenção de chuvas na região Nordeste e de aumento das temperaturas no Sudeste do Brasil, o que causará impactos na geração de energia solar nas duas regiões, segundo informações do Climatempo.
Segundo a empresa, ao longo do fim de março e início de abril é esperado a presença da zona de convergência intertropical sobre as áreas do litoral nordestino, o que manterá o tempo instável em vários estados e causará fortes chuvas desde Pernambuco até o Piauí.
“Dessa forma, a persistência da nebulosidade irá diminuir a incidência solar na superfície. Tais fatores contribuem para uma redução do potencial de geração de energia solar no Nordeste nos próximos 15 dias”, destaca o Climatempo.
Na região Sudeste, contudo, o cenário é outro, já que inicia-se no outono o período seco do ano da região e que é marcado pela escassez das chuvas. Com isso, para a região sudeste é esperado um aumento no volume de geração de energia solar.
“Há uma forte redução da nebulosidade e as temperaturas estarão favoráveis a geração de energia solar, especialmente no estado de Minas Gerais, nas próximas semanas”, pontua o Climatempo.