Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos UE aprova acordo para acelerar participação de fontes renováveis – Canal Solar

UE aprova acordo para acelerar participação de fontes renováveis

Países do bloco se comprometem a obter 42,5% de sua energia a partir de fontes limpas até 2030
UE aprova acordo para aumentar participação de renováveis até 2023
Foto: Divulgação/Flickr European Parliament

Os países da UE (União Europeia) fecharam um acordo provisório, nesta quinta-feira (30), com o objetivo de aumentar os investimentos em fontes renováveis e, com isso, combater as mudanças climáticas e eliminar a dependência do bloco pelos combustíveis fósseis russos.

Os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho concordaram que, até 2030, todas as nações do bloco devem se comprometer a obter ao menos 42,5% de sua energia a partir de fontes limpas, como solar e eólica. O acordo ainda será melhor avaliado antes entrar em vigor.

A meta atual da UE prevê uma participação das fontes limpas da ordem de 32%. Em 2021, o bloco havia obtido 22% de sua energia por meio das renováveis, mas o nível variava significativamente entre os países. 

Na Suécia, por exemplo, a participação das fontes limpas era de 63%, enquanto que em Luxemburgo, Malta, Holanda e Irlanda, representam menos de 13%.

Pontos do acordo

Entre os tópicos do acordo provisório, destaca-se o fato de que os países da União Europeia terão que aumentar para 29% a quota de fontes renováveis na energia utilizada pelo setor dos transportes.

A indústria, por sua vez, sofreria uma elevação do uso de renováveis em 1,6% ao ano, com 42% do hidrogênio que usa proveniente de fontes limpas até 2030 e 60% até 2035. Outro ponto envolve metas para construção de edifícios sustentáveis.  

Para atender todas as metas previstas até 2030, a Comissão Europeia estima que serão necessários investimentos adicionais superiores a € 113 bilhões em fontes renováveis. 

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.