Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos BBCE vê aumento na energia negociada, mas volume financeiro é menor – Canal Solar

BBCE vê aumento na energia negociada, mas volume financeiro é menor

Balcão de comercialização de energia vê tendência de alongamento dos contratos no mercado livre
Canal-Solar-BBCE-ve-aumento-na-energia-negociada-mas-volume-financeiro-e-menor.jpg
Volume foi concentrado em uma quantidade menor de operações. Foto: Pixabay

O volume de energia negociado na BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia) cresceu 34,7% em março na comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a fevereiro, o aumento foi de 30,5%. No total, foram negociados no último mês 24.885 GWh.

De acordo com Felipe Nasciben, diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, o volume foi concentrado em uma quantidade menor de operações, o que elevou o tíquete médio para 312% em comparação com março de 2022.

“Foram negociadas, ao todo, cerca de 25 TWh em 1460 contratos. Entretanto, com o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) próximo ao piso, o volume financeiro foi 16% menor que o mesmo mês do ano passado”, explica.

Os ativos com vencimento acima de 2024, assim como ocorreu nos demais meses do ano, seguem representando parcela relevante do volume. Com isso, 38,5 % do volume tem vencimento a partir de 2025 e 15,9% do volume foi com energia convencional com preço fixo para entrega anual em 2024

Com altas significativas em janeiro e março, a BBCE encerrou o trimestre com crescimento de 20,5% no volume em relação ao mesmo período de 2022. Foram, ao todo, 75 TWh negociados em 5 mil operações que movimentaram R$ 7 bilhões. O volume financeiro total teve retração de 25,6%.

Dos 11 anos de história da companhia, o 1T2023 foi o período em que houve maior alongamento de prazos. Do volume total transacionado, 57% dos negócios tiveram prazo superior a um ano.

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.