A venda de veículos leves eletrificados somou 5.989 unidades em março, o que representa um crescimento de 55,5% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), este foi o melhor março de toda a série histórica, iniciada em 2012.
Os números de março também confirmam o primeiro trimestre de 2023 como o melhor da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos – 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).
De acordo com a ABVE, os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023. Os eletrificados leves incluem os veículos elétricos híbridos plug-in e os não plug-in, somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.
O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades em março deste ano.
Veículo Plug-in
Um importante destaque de março foi o crescimento das vendas dos elétricos plug-in (que podem ser recarregados por conector externo), confirmando uma tendência dos meses anteriores.
Dos 5.989 emplacamentos de março, 2.172 foram de elétricos híbridos plug-in e 587 de elétricos 100% a bateria), totalizando 2.750 veículos plug-in no mês. Esse total indica um crescimento expressivo de 194% desse segmento na comparação com o total de 939 elétricos plug-ins leves comercializados em março de 2022.
“Tais números são muito representativos para o mercado da eletromobilidade no Brasil, pois sinalizam uma maior confiança dos compradores com a tecnologia de veículos elétricos recarregáveis por conector externo. Essa confiança tem sido reforçada pelo aumento da infraestrutura de recarga”, diz a ABVE em nota.
Segundo a ABVE, havia em dezembro de 2022 um total de aproximadamente 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos no país. A previsão dos empresários do setor é de que haverá pelo menos 10 mil até 2025.