Duas pousadas da Ilha do Mel, situada na embocadura da baía de Paranaguá, no estado do Paraná, investirão em instalações fotovoltaicas Os sistemas serão instalados nas pousadas Ephira e Chalés do Laurindo.
O projeto visa proporcionar autonomia e economia nas contas de luz dos estabelecimentos.
O projeto integra inversores do modelo Quad Híbrido, tecnologia desenvolvida pela NHS. Segundo a fabricante, trata-se do primeiro inversor híbrido desenvolvido e produzido no Brasil.
De acordo com a empresa, além de oferecer uma energia limpa, a instalação também garante autonomia para que os serviços oferecidos aos hóspedes das pousadas não sejam comprometidos em casos de quedas de energia.
Na Pousada Chalés do Laurindo, a redução é de 85% nos gastos mensais com energia na alta temporada. A instalação integra um inversor Quad de 5 kW monofásico, 14 painéis de 550 W e um sistema de armazenamento com 20 baterias de 58 Ah.
Já na Ephira, foram instalados um inversor Quad 3 kW monofásico, 8 painéis de 460 Wp e um sistema de armazenamento com 12 baterias de 18 Ah.
Em ambas as instalações, os bancos de baterias foram dimensionados para suportar as cargas essenciais por até 3 horas.
“Acredito que precisamos ter um plano B em casos de queda de energia e, ao invés de adquirir um gerador, optamos por uma energia limpa. Agora, quando acaba a luz, os hóspedes só percebem pela vizinhança, pois aqui continuamos tendo acesso ao Wi-fi e ao banho quente”, comenta Laurindo Silva, proprietário da pousada Chalés do Laurindo.
Para Lauro José da Silva, proprietário da Pousada Ephira, a solução é uma alternativa de manter o conforto dos hóspedes e prevenir desperdícios causados pela falta de energia.
“Já tivemos muitas perdas e queimas de equipamentos, e como a nossa pousada possui diversos aparelhos, este investimento é uma forma de ficarmos mais seguros e protegidos”, relata Silva.
Segundo Danilo Alvarez, engenheiro da Arrebol Engenharia — empresa integradora da NHS Solar responsável pelo projeto — , o Quad Híbrido é uma alternativa sustentável ao gerador a diesel.
“A tecnologia vai ao encontro da filosofia de turismo sustentável da Ilha do Mel, além de proporcionar outros benefícios, como a economia e a autonomia”, afirma Alvarez.
Saiba mais
Teste real com inversor que atua em sistemas on-grid e off-grid