Como escolher um sistema de armazenamento residencial adequado?

Com a crise energética e a política de subsídios, o mercado reconheceu a economia proporcionada por esses sistemas
7 minuto(s) de leitura
Soluções de armazenamento de energia da RENAC Power. Foto: Reprodução

O ano de 2022 é amplamente reconhecido como o ano da indústria de armazenamento de energia, e o setor de armazenamento residencial também é conhecido como a “menina dos olhos” dessa indústria.

A principal força motriz por trás do rápido crescimento do armazenamento residencial vem de sua capacidade de melhorar a eficiência do autoconsumo de eletricidade e reduzir custos.

Com a crise energética e a política de subsídios, o mercado reconheceu os ganhos proporcionados pelo armazenamento fotovoltaico residencial e a procura por esse tipo de sistema começou a explodir.

Ao mesmo tempo, em caso de falta de energia na rede elétrica, as baterias também podem fornecer energia de emergência para manter o fornecimento de eletricidade das famílias.

Perante os numerosos produtos de armazenamento de energia para uso doméstico existentes no mercado, a escolha tornou-se uma questão complicada.

Uma seleção descuidada pode levar a soluções inadequadas para as necessidades reais, a custos mais elevados e até a potenciais riscos de segurança que põem em perigo a segurança das pessoas.

Portanto, como escolher um sistema de armazenamento doméstico adequado para suas necessidades?

O que é o sistema de armazenamento de energia fotovoltaico residencial?

O sistema fotovoltaico residencial com armazenamento utiliza módulos fotovoltaicos para fornecer eletricidade durante o dia. O excesso de energia dos módulos solares pode ser armazenado no sistema de armazenamento para utilização durante o horário de ponta ou no período noturno.

Quais são os componentes dos sistemas de armazenamento residenciais?

O núcleo de um sistema fotovoltaico com armazenamento residencial consiste em fonte solar, bateria e inversor híbrido. As soluções monofásicas/trifásicas residenciais da RENAC Power abrangem a faixa de potência de 3 kW a 10 kW, proporcionando aos clientes mais opções e satisfazendo de forma abrangente diferentes necessidades.

Os inversores de armazenamento de energia fotovoltaica abrangem produtos monofásicos/trifásicos, de alta/baixa tensão: séries N1 HV, N3 HV e N1 HL. O sistema de bateria pode ser dividido em baterias de alta e baixa tensão de acordo com a tensão: séries Turbo H1, Turbo H3 e Turbo L1.

Para além disso, a RENAC Power também tem um sistema que integra inversores híbridos, baterias de lítio e controladores: a série all-in-one de máquinas integradas de armazenamento de energia.

Como escolher o produto de armazenamento residencial adequado para mim?

Passo 1: monofásico ou trifásico? Alta tensão ou baixa tensão?

Em primeiro lugar é necessário perceber se o medidor de eletricidade residencial é monofásico ou trifásico. Para alimentação monofásica deve ser selecionado um inversor híbrido monofásico. Já se a entrada de energia possuir três fases, podem ser selecionados inversores trifásicos ou híbridos monofásicos.

Em comparação com os sistemas residenciais de armazenamento de energia de baixa tensão, o sistema de armazenamento de energia de alta tensão da REANC tem mais vantagens.

Em termos de desempenho: utilizando baterias com a mesma capacidade, a corrente da bateria do sistema de armazenamento em alta tensão é menor, causando menos perdas no sistema, aumentando a eficiência e reduzindo custos de instalação.

Em termos de concepção do sistema, a topologia do circuito com inversor híbrido de alta tensão é mais simples, menor em tamanho, mais leve e mais confiável.

Passo 2: a capacidade é grande ou pequena?

A potência dos inversores híbridos é normalmente determinada pela potência dos módulos fotovoltaicos, enquanto a seleção das baterias é altamente seletiva.

No modo de auto-utilização, em circunstâncias normais, a capacidade da bateria e a potência do inversor são proporcionais a uma razão de 2:1, o que pode assegurar o funcionamento da carga e armazenar o excesso de energia na bateria para utilização de emergência.

O banco de baterias da série RENAC Turbo H1 tem uma capacidade de 3,74 kWh e é instalada de forma empilhada. O volume e o peso do pacote único são pequenos, fáceis de transportar, instalar e manter. Suporta cinco módulos de baterias em série, que podem expandir a capacidade para 18,7 kWh.

As baterias de lítio de alta tensão da série Turbo H3 têm uma capacidade de bateria única de 7,1 kWh / 9,5 kWh. As mesmas adotam um método de instalação montado na parede ou no chão, com escalabilidade flexível, suportando até seis unidades em paralelo, e uma capacidade que pode ser expandida para 57 kWh.

Além disso, contam com design plug and play, com atribuição automática de IDs paralelos, facilidade de operar e expandir e pode poupar mais tempo de instalação e custos de mão-de-obra.

As baterias de lítio de alta tensão da série Turbo H3 utilizam células CATL LiFePO4, que apresentam vantagens significativas em termos de consistência, segurança e desempenho a baixas temperaturas, o que as torna a escolha preferida dos clientes em regiões de baixas temperaturas.

Passo 3: bonito ou prático?

Em comparação com os sistemas que utilizam muitos componentes separados, a máquina all-in-one (tudo em um) é esteticamente mais agradável. A série all-in-one adota um design de estilo moderno e minimalista, integrando-o no ambiente doméstico e redefinindo a estética da energia limpa doméstica na nova era.

O design compacto integrado e inteligente simplifica ainda mais a instalação e o funcionamento, com um design “plug and play” que combina estética e praticidade.

Além disso, o sistema de armazenamento residencial da RENAC suporta múltiplos modos de funcionamento, incluindo o modo de auto-consumo, o modo de deslocamento do horário de consumo, de backup e o modo EPS, por exemplo, para conseguir uma programação inteligente da energia para os residentes, equilibrar a proporção de autoconsumo de eletricidade para reduzir as faturas de eletricidade, além de oferecer a função de backup.

O modo de autoconsumo e o modo EPS são os mais utilizados na Europa. Também são suportados cenários de aplicação VPP/FFR, maximizando o valor da energia solar doméstica e das baterias, e conseguindo a interligação energética. Ao mesmo tempo, suporta-se a atualização e o controle remotos, com a mudança do modo de funcionamento com um clique, e pode-se controlar o fluxo de energia em qualquer medida.

Ao escolher um equipamento, os utilizadores são aconselhados a definir um fabricante profissional com soluções abrangentes de sistemas de armazenamento de energia fotovoltaica e capacidade de produção de produtos de armazenamento de energia.

Os inversores híbridos e as baterias da mesma marca podem ter um desempenho mais eficiente e resolver o problema da correspondência e consistência do sistema. Podem também responder rapidamente no pós-venda e resolver rapidamente problemas práticos.

Em comparação com a compra de inversores e baterias de diferentes fabricantes, a compatibilidade nem sempre é perfeita. Por isso, antes da instalação, é necessário encontrar uma equipe profissional para conceber soluções específicas de armazenamento de energia fotovoltaica residencial.

Como fornecedor líder global de soluções de energia renovável, a RENAC Power concentra-se no fornecimento de energia distribuída avançada, sistemas de armazenamento de energia e soluções inteligentes de gestão de energia residenciais e comerciais.

Com mais de dez anos de experiência no setor, inovação e força, a RENAC Power tornou-se a marca preferida para sistemas de armazenamento de energia em cada vez mais lares.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Picture of Renac Power
Renac Power
Fabricante líder de inversores on grid, sistemas de armazenamento de energia e desenvolvedora de soluções de eergia inteligente.

Uma resposta

  1. Sem dúvida as alternativas tecnológicas dos inversores híbridos com maior autonomia das baterias e com máxima operacionada delas representam uma boa notícia e cada vez mais vão pressionar o preço do KWh fornecido pelsa concessionárias de energia elétrica, assim como na sua acessibilidade, segurança e qualidade. O brasileiro paga uma das mais caras energia do mundo, em contradição à uma matriz extremamente diversificada. O cerne dessa questão está no exorbitante juro que agrava esse custo. A solução desse problema não é trivial, pois os ICMS cobrados pelos Estados da Federação Brasileira contribuem de forma preponerante para seu orçamento anual, com foco, sobretudo nos encargos da saúde e da educação, esta com percentual mínimo previsto na nossa Carta Magna. Por fim, a volúpia das inovações tecnológicas nesse ramo é extraordinparia. Quem bom que assim seja e permança para o bem do país e da sustentabilidade da mãe Natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.