A empresa internacional de private equity Cinven adquiriu uma participação majoritária na Amara NZero, distribuidora B2B de produtos e serviços utilizados no mercado de transição energética da ProA Capital. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
Com sede em Madri, a Amara NZero possui mais de 1,8 mil colaboradores, 810 destes no Brasil, onde atua há 26 anos. Além do Brasil, a Amara Nzero está presente também nos EUA, México, Colômbia, Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, România, Grécia e China.
“A entrada da Cinven, uma das mais importantes empresas de private equity do mundo, com receitas anuais de mais de R$ 250 bilhões de reais, com sua participação majoritária, permitirá à Amara NZero acelerar seu crescimento e expansão internacional. Além disso, permitirá à companhia implementar novas estratégias e ampliar capacidades funcionais, combinando crescimento orgânico e inorgânico, com, inclusive, potenciais aquisições”, afirmou o grupo Amara em nota.
Após a aquisição pela Cinven, a ProA Capital reinveste na empresa e continua como acionista minoritária do grupo. Pablo Arnús, presidente da empresa, e Gonzalo Errejón, CEO, mantêm participações minoritárias na Amara NZero nesta nova etapa.
“A Amara NZero alcançou um crescimento significativo com o apoio da ProA Capital nos últimos anos e agora, com a entrada de Cinven, evidencia que estamos no caminho certo. Passamos a ter outra dimensão e projeção de futuro, isso nos permitirá acelerar nosso plano de negócios para nos destacar como líderes mundiais e nos posicionar entre as melhores empresas de distribuição mundiais com foco na Transição Energética”, comentou Santiago Gonzalez, CEO da Amara NZero no Brasil.