Durante os dias 26 a 28 de abril, a cidade de Guadalajara, México, sediou a Solar + Storage 2023, onde muitos players de solar puderam apresentar seus produtos e soluções para o mercado da América Latina e América do Norte.
O evento foi organizado pelas empresas de eventos Deutsche Messe, Italian Exhibition Group, SNEC PV Power Expo e RE+.
Atualmente, os níveis diários anuais de irradiação solar no México oferecem um grande potencial para o mercado solar, atraindo investimentos e gerando oportunidades de negócios na instalação de sistemas solares de pequeno a grande escala.
Recentemente, o Governo Federal do país aprovou o Programa Nacional de Desenvolvimento do Sistema Elétrico com forte foco no desenvolvimento energético sustentável.
Em paralelo ao evento de Solar, foi realizada a exposição Ecomondo México 2023, uma plataforma tecnológica ambiental pensada para o mercado latino-americano, que visa reunir todas as tecnologias e soluções dos segmentos que promovem o desenvolvimento sustentável e o cuidado com os recursos naturais como água, resíduos, reciclagem, energias renováveis, eficiência energética, mobilidade inteligente, cidades sustentáveis e economia circular, o que ao mesmo tempo facilita o contato entre investidores desses setores com potencial. parceiros de negócios nacionais e internacionais.
Solar + Storage México 2023
No primeiro dia de exposição, foi realizada a apresentação de várias entidades e de organizadores mostrando aos participantes um pouco mais do mercado de solar no México e no mundo e colocando sobre a importância de eventos e encontros como este para o crescimento da área e principalmente a capacitação cada vez maior dos players do setor.
“Nos dias que se seguiram pudemos ver que o público presente demonstrou muito interesse em conhecer as novidades do setor e principalmente o grande foco do momento, sem dúvida, foi a questão do armazenamento de energia, onde cada vez mais se consolida como a ferramenta do futuro para a questão da diminuição dos custos de energia elétrica”, relata Carlos Trotta, diretor de Vendas para o Brasil e América Latina da Solinteg inversores.
“Uma questão muito interessante que vimos na feira foi a presença marcante de estudantes de várias áreas buscando informações sobre o setor solar, o que demonstra que realmente o futuro da área tem muito a crescer com os jovens buscando cada vez mais fontes renováveis e mais conhecimento sobre a área”, complementou.
Ainda segundo o executivo, os expositores, principalmente os de inversores, mostraram suas soluções para este mercado de armazenamento. “Podemos ver que de agora em diante cada vez mais se torna necessário apresentar soluções inteligentes que permitam gerar e medir energia como o foco em baterias”, afirmou.
Estiveram presentes marcas conhecidas pelo mercado brasileiro, como Sungrow, Fronius, Hoymiles, SMA , Growatt, WEG , Livoltek e Solax. A Solinteg, do grupo TCL, fez o lançamento da sua marca com o lançamentos dos seus inversores on-grid e híbridos.
Quanto aos players de módulos fotovoltaicos, marcaram presença a Risen, a Suntech, a Trina, a JA solar, a TW solar, a Canadian, entre outros.
Também presente os distribuidores já conhecidos pelos profissionais da área no México como Exel Solar, Amara n Zero, Bay Ware, La Bodega Solar, Mayorista Solar, entre outros.