A Eneva anunciou nesta terça-feira (09) a assinatura de um acordo para fornecer energia ao grupo de gases industriais White Martins por meio do Complexo Solar Futura I, localizado no município de Juazeiro (BA).
O contrato prevê a entrega de 100,6 MW médios de energia pelos próximos 12 anos, de 2023 a 2035, com um montante total a ser recebido pela Eneva de R$ 2,28 bilhões, ajustado ao longo do contrato pelo IPCA.
Para a White, o acordo permitirá aumentar a oferta de “produtos verdes”, que são gases industriais obtidos a partir de fontes renováveis, com baixo ou nenhum teor de carbono.
Já para a Eneva o contrato significa a garantia de suprimento a longo prazo com um grande cliente, no momento em que a transição energética ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo.
A parceria entre as duas companhias foi aprovada em março deste ano. O parque fotovoltaico da Eneva na Bahia começou a operar no quarto trimestre do ano passado.
Com 671 MW de capacidade instalada, o Futura 1 era um projeto originalmente da Focus Energia, que foi comprada pela Eneva. O empreendimento foi concluído e está atualmente em operação em teste.
O complexo solar ocupa uma área equivalente a 1.550 campos de futebol, com cerca de 1,5 milhão de painéis solares. Contudo, o empreendimento tem perspectivas de expansão, já que os parques Futura II e Futura III (ainda sem uma data para entrar em operação) poderão adicionar 2,3 GW de capacidade instalada ao complexo.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.