O grupo chinês Power China investirá R$ 1,8 bilhão na construção de um parque solar no município de Mauriti, no interior do Ceará. O empreendimento terá 343 MW de potência e deverá ser entregue em fevereiro de 2025.
O memorando de entendimento para a construção do complexo foi assinado nesta terça-feira (9) em encontro do governador Elmano de Freitas (PT) com representantes da multinacional chinesa.
Durante a reunião, também foram discutidas outras possibilidades de investimentos no estado para o setor de energias renováveis. “A China é a principal parceira comercial do Brasil e queremos estreitar ainda mais as relações em setores como produção de energia limpa e infraestrutura para o Ceará”, disse o governador.
Presente no Brasil desde 2006, a Power China é uma grupo de construção integrado que fornece investimento e financiamento, projeto de planejamento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos e gerenciamento de operações para usinas de energia limpa e de baixo carbono.
Saiba mais:
-
Complexo Solar no Ceará irá gerar 800 empregos;
-
Acordos para construção de usinas de hidrogênio verde crescem no Ceará;
-
Conta de energia terá aumento de até 11,54% no Ceará.
Atualmente, o Ceará é o quinto estado brasileiro com maior volume de potência solar operacional por meio de usinas de geração centralizada, com pouco mais de 708 MW instalados a partir de 31 usinas de grande porte.
Atualmente, na modalidade, o estado se encontra atrás somente de Minhas Gerais, Piauí, Bahia e São Paulo, que possuem 2,85 GW; 1,46 GW; 1,35 GW e 891 MW, respectivamente.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.