As regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ultrapassaram nesta semana, respectivamente, a marca de 4 GW e de 3 GW de potência instalada em energia solar por meio de sistemas de GD (geração distribuída).
É o que apontam informações extraídas junto ao SIGA, o banco de dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No Nordeste, já são mais de 385 mil sistemas instalados em residências, fachadas e pequenos e médios terrenos e que juntos somam mais de 566 mil UCs (unidades consumidoras).
Já no Centro-Oeste são 239 mil conexões levando economia e sustentabilidade para mais de 304 mil UCs.
De acordo com a Agência, as localidades com maior potência instalada em GD solar no Nordeste são Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN), com 174 MW; 168 MW e 90 MW, respectivamente.
No Centro-Oeste, os municípios que apresentam os maiores volumes são: Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), com 267 MW; 199 MW e 192 MW.
Potência por estado
Atualmente, o Brasil conta com mais de 20,6 GW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída. Ao todo, já são mais 1,9 milhão sistemas fotovoltaicos em operação no país.
As regiões que contabilizam os maiores volumes de potência são o Sudeste e o Sul, com 6,74 GW e 5,57 GW, registrados pela ANEEL até às 9h desta terça-feira (9). Na sequência, aparecem o Nordeste e o Centro-Oeste, à frente da região Norte (1,33 GW).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.