O ONS (Operador Nacional do Sistema) não teve sucesso ao tentar contratar consultoria para estudo de variáveis influentes e desenvolvimento de modelo de previsão de geração de fonte solar.
O operador recebeu duas propostas: da joint venture Clima Tempo e PSR, formada pela empresa de meteorologia Clima Tempo e PSR Soluções e Consultoria em Energia; e da joint venture CGPD/Uconnn, formada pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a University of Connecticut.
“Nessa fase, o ONS avaliou as propostas técnicas e divulgou o resultado para as empresas em 02/05/2023. De acordo com os critérios estabelecidos no SDP (Subprojeto Solar), nenhum proponente foi qualificado e, portanto, o processo foi considerado fracassado”, afirmou o Órgão.
Segundo o ONS, dada a importância desse projeto e os benefícios que dele advêm à operação, será realizada nova licitação, desta vez, em outro molde. O ONS acredita que essa ação pode abrir oportunidade para que outras empresas participem da licitação, inclusive aquelas que não conseguiram se classificar no processo atual.
“Não havendo recursos e se encerrando o prazo de reclamação do processo, o ONS revogará o processo para dar continuidade nesse subprojeto”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.