A fabricante Tongwei obteve a primeira posição no ranking de fabricação de polissilício em 2022. A companhia produziu 160 mil toneladas métricas do insumo no ano passado.
O levantamento foi divulgado pela Bernreuter Research, empresa especialista em pesquisa do mercado de polissilício. Segundo o estudo, em segundo lugar no ranking está a GCL Technology, seguida da Daqo New Energy.
De acordo com a Bernreuter Research, a Tongwei produziu no ano passado 1,6 vezes mais polissilício para produção de células solares do que a GCL Technology e mais que o dobro fabricado pela Daqo New Energy.
“É notável a rapidez com que a Tongwei aumenta a eficiência do processo e atualiza os equipamentos existentes”, comenta Johannes Bernreuter, chefe da Bernreuter Research.
Enquanto as três primeiras posições do ranking se mantiveram sem alterações em relação ao ano de 2021, a Xinte Energy passou a empresa alemã Wacker Chemie e subiu da quarta para a quinta colocação no ranking.
Outra fabricante que se destacou foi a Asia Silicon, localizada na China, que expandiu sua capacidade de 22 mil toneladas métricas para 92 mil toneladas métricas, subindo da oitava para a sexta posição no ranking.
“Assim como a Wacker, a empresa se beneficiou do fraco desempenho da East Hope, que teve que fechar parte de sua fábrica na região de Xinjiang, no noroeste da China, por vários meses após o início de um incêndio em junho. Consequentemente, East Hope caiu do sexto para o sétimo lugar,” afirma Bernreuter Research.
China possui 89% na produção global de polissilício
A China alcançou uma participação de 89% na produção global de polissilício para sistemas fotovoltaicos em 2022, segundo análise realizada pela consultoria.
De acordo com o estudo, os seis maiores fabricantes chineses possuem capacidades para adicionar aproximadamente 1,5 milhão de toneladas métricas no pipeline para 2023 e 2024.
Além disso, a Bernreuter Research aponta que mais de uma dúzia de novos entrantes estão construindo ou ampliando novas fábricas de polissilício na China.
É estimado que, ao longo prazo, a China tenha uma capacidade total de produção de quase 7 milhões de toneladas métricas, o que seria equivalente a uma capacidade anual de módulo solar de aproximadamente 3.500 GW.
Confira os dez maiores fabricantes de silício policristalino de 2022:
- Tongwei Co., Ltd. (China)
- GCL Technology Holdings Ltd. (China)
- Daqo New Energy Corp. (China)
- Xinte Energy Co., Ltd. (China)
- Wacker Chemie AG (Germany/USA)
- Asia Silicon (Qinghai) Co., Ltd. (China)
- Xinjiang East Hope New Energy Co., Ltd. (China)
- OCI Company Ltd. (South Korea/Malaysia)
- Hemlock Semiconductor Operations LLC (USA)
- Shaanxi Non-Ferrous Tianhong REC Silicon Mat. Co., Ltd. (China)
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.