Mercado global de energia solar flutuante pode dobrar até 2031

Wood Mackenzie indica que ao menos 15 países devem ultrapassar 500 MW em instalações nos próximos anos
2 minuto(s) de leitura
Mercado global de energia solar flutuante pode dobrar até 2031
Usina solar flutuante consiste na instalação de sistemas fotovoltaicos operando sobre a superfície da água. Foto: Divulgação/Lightsource BP

O mercado global de energia solar flutuante deverá ultrapassar os 6 GW de potência instalada até 2031, apontam estimativas divulgadas pela Wood Mackenzie, uma das mais renomadas empresas de pesquisa e de consultoria do mundo.

De acordo com o estudo, o avanço das usinas solares flutuantes, consiste em instalações de sistemas fotovoltaicos operando sobre a superfície da água, ocorre por causa do grande número de projetos em desenvolvimento e que estão buscando soluções alternativas para sanar as dificuldades do mercado em atender à crescente demanda por fontes de energia limpa.

A análise da Wood Mackenzie indica que o segmento também deve avançar conforme custos de desenvolvimento de projetos forem se tornarem mais competitivos.

Atualmente, os projetos com esta tecnologia somam cerca de 3,4 GW em todo planeta, dos quais aproximadamente 90% (3 GW) encontram-se instalados na região da Ásia-Pacífico, com destaque para países como China, Coreia do Sul, Indonésia, Índia e Tailândia. 

Com quase 150 MW em projetos instalados, a Europa é o segundo maior mercado do mundo no segmento. A região é liderada pela Holanda, que é o país com maior capacidade instalada fora da Ásia. 

A previsão é que ao menos 15 países ultrapassaram a marca de 500 MW de instalações acumuladas de energia solar flutuante até 2031. Neste período de oito anos, a tecnologia também deverá apresentar um crescimento estável, com uma taxa de evolução anual de 15%. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.