IEA: 45 países endossam meta de dobrar ações de eficiência energética até 2030

Aumento da ambição pode criar 12 milhões de empregos até o final desta década
Canal-Solar-IEA-45-paises-endossam-meta-de-dobrar-acoes-de-eficiencia-energetica-ate-2030.jpg
Brasil está entre os signatários do acordo. Foto: Divulgação/IEA

Quarenta e cinco países da África, Américas, Ásia e Europa endossaram a meta de dobrar a taxa global de melhorias de eficiência energética até o final da década, informou a IEA (Agência Internacional de Energia).

Isso significa aumentar o progresso anual da eficiência energética de 2,2% hoje para mais de 4% anualmente até 2030, em um movimento que criaria empregos, expandiria o acesso à energia, reduziria as contas de energia, diminuiria a poluição do ar e a dependência dos países de importações de combustíveis fósseis – entre outros benefícios sociais e econômicos.

Os ministros concordaram com a declaração durante uma mesa redonda na conclusão da Conferência Global – Eficiência Energética: A Década para a Ação, que reuniu mais de 600 participantes de 90 países, incluindo mais de 30 ministros e 50 CEOs. Os governos com delegações oficiais no evento representaram 70% do consumo global de energia.

“É difícil exagerar a importância da eficiência energética para fortalecer a segurança energética e manter o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 C à vista, por isso estou muito feliz que países de todo o mundo estejam se unindo em torno do apelo da IEA para dobrar o progresso da eficiência energética até 2030”, disse Fatih Birol, diretor executivo da IEA.

“Isso pode ajudar a impulsionar os esforços para alcançar um resultado ambicioso na COP28 em Dubai”, acrescentou. Entre os assinantes do acordo estão Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Alemanha, Japão, Portugal, Espanha, Grécia, Suíça e Reino Unido.

Um relatório informativo especial da IEA publicado no primeiro dia da Conferência mostra a gama de benefícios que as melhorias na eficiência energética podem trazer para as sociedades em todo o mundo. O setor de eficiência emprega dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e o aumento da ambição e da ação pode criar outros 12 milhões de empregos até 2030.

A Conferência Global foi co-organizada pela ministra da Transição Energética da França, Agnès Pannier-Runacher, e pelo diretor executivo da IEA, Fatih Birol, e organizada em parceria com a Schneider Electric.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.