A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus de arte mais tradicionais da capital paulista, vai economizar cerca de R$ 63 mil por ano com a instalação de um sistema de energia solar em suas dependências.
O projeto foi realizado pela empresa Kinsol e possui 134 painéis de 450W da marca Risen, instalados em telha metálica. O sistema fotovoltaico também conta com dois inversores trifásicos da WEG, sendo um de 20 kW e outro de 25 kW.
O valor total do investimento não foi revelado, mas o museu paulista estima que vai recuperar o montante destinado para aquisição da tecnologia em até 39 meses, o que representa um payback inferior a três anos e meio.
“Há alguns anos, a geração de energia solar era considerada algo muito fora da realidade das pessoas. No entanto, atualmente, trata-se de uma tecnologia cada vez mais presente nos espaços brasileiros”, disse Bruno Freire, profissional franqueado da Kinsol.
Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da capital paulista, com mais de 11 mil obras visuais que vão do século XIX até as mais contemporâneas.
Criada em 1905 e transformada em museu estadual em 1911, a Pinacoteca conta hoje com dois prédios sede, sendo o mais antigo na Praça da Luz (o Pina Luz) e o mais novo no Largo General Osório (o Pina Estação).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.