Quatro estados brasileiros atingiram marcas simbólicas em energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída nos últimos dias, apontam dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Nesta terça-feira (04), Minas Gerais e São Paulo se tornaram os primeiros estados do país a superarem a marca de 3 GW de potência instalada da fonte na modalidade.
Em Minas Gerais, já são 249,5 mil conexões catalogadas e responsáveis pelo abastecimento de 331,4 mil unidades consumidoras.
Já São Paulo é o único estado brasileiro com mais 300 mil sistemas instalados pela fonte em GD (geração distribuída), ostentando, neste instante, cerca de 326,7 mil conexões.
Também nesta terça-feira, a Bahia ultrapassou a marca de 1 GW de potência em seus municípios por meio de 109,3 mil sistemas fotovoltaicos instalados em residências, fachadas e pequenos terrenos.
Antes disso, na última sexta-feira (30), quem também havia atingido o seu 1 GW de potência instalado no segmento de GD solar havia sido o estado de Goiás, que já conta hoje com cerca de 87,2 mil conexões contabilizadas.
No momento, o Brasil conta com oito estados com mais de 1 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída solar. Juntam-se a São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, conforme ilustra a imagem abaixo:
Estados do Brasil com 1 GW ou mais de potência instalada em GD solar
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.