A Fluke do Brasil lançou no mercado brasileiro seu novo analisador fotovoltaico multifuncional SMFT-1000, equipamento que permite verificar o desempenho e a segurança de sistemas fotovoltaicos, além de agilizar a elaboração de relatórios.
Desenvolvido especialmente para profissionais do setor solar que prestam serviços de instalação, comissionamento e manutenção de sistemas que operam em 1000 V DC ou menos, o SMFT-1000 está em conformidade com os padrões internacionais IEC62446-1 para testes e documentação de usinas conectadas à rede.
Segundo Osvaldo Conegundes, gerente de Produtos da Fluke do Brasil, o SMFT-1000 é ideal para que os profissionais agilizem seu trabalho diário de manutenção.
“Este equipamento simplifica e acelera o fluxo de trabalho solar, oferecendo desde as medições iniciais, até o relatório final, além de reduzir o tempo de campo em 20% e de documentação em 50%”, explicou.
Testes
De acordo com a empresa, o SMFT-1000 realiza ainda uma sequência automática de testes de desempenho e segurança em uma grande variedade de combinações, permitindo que o medidor de irradiância IRR2-BT, incluso no equipamento, conecte-se sem a necessidade de fios para enviar dados em tempo real.
Além disso, enfatizaram que o equipamento fornece medições de curva I-V mais precisas, o processo facilita a confirmação imediata das medições sem a necessidade de um notebook ou tablet.
A solução ainda é capaz de realizar os testes essenciais em sistemas fotovoltaicos, como resistência de aterramento de proteção, tensão em circuito aberto (incluindo polaridade), corrente de curto-circuito, resistência do isolamento, rastreamento de curvas I-V e análise de software com TruTest, irradiância, temperatura, inclinação e direção cardinal.
Gerenciamento dos dados de medição solar
Segundo Conegundes, entre os desafios dos profissionais da área de sistemas fotovoltaicos está a constante necessidade de alterar a configuração dos cabos, ao realizar diferentes tipos de testes, problema este que o SMFT-1000 é capaz de solucionar.
“Com a função ‘Keep the Leads’ do equipamento, é possível otimizar o tempo. Essa funcionalidade reduz os erros cometidos pelo usuário durante a testagem dos sistemas fotovoltaicos, o que gera resultados mais precisos. Com essa inovação, é possível realizar uma maior quantidade de testes no local, de forma mais eficiente e rápida”, afirmou.
O gerente de Produtos da Fluke do Brasil reiterou que o testador solar multifuncional também importa resultados de medição de forma rápida e fácil, diretamente do equipamento para o computador.
“Isso permite que o profissional organize e analise as informações e compare dados de ativos individuais com medições importadas anteriormente, para a criação de um relatório abrangente e visual. Tudo isto para otimizar o seu dia a dia, garantindo ainda mais eficiência em campo”, finalizou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.