A fabricante brasileira de módulos fotovoltaicos Sengi Solar, integrante do Grupo Tangipar, obteve o selo de homologação TÜV IEC 61730 e IEC 61215. A TÜV é uma organização mundial líder em certificações e testes de qualidade, com ampla expertise em diversos setores, incluindo o de energia solar.
Segundo a fabricante, este selo de homologação garante que produtos e processos estejam em conformidade com os requisitos regulatórios e atendam aos mais altos padrões de segurança e qualidade internacionais.
“Essa conquista representa um marco significativo para a Sengi, demonstrando nosso compromisso em oferecer módulos fotovoltaicos de alto padrão”, destacou Murilo Bonetto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sengi Solar.
“Para os clientes da Sengi, a certificação TÜV oferece a tranquilidade de adquirir produtos solares confiáveis, seguros e de qualidade comprovada. A certificação TÜV é reconhecida em todo o mundo, facilitando a comercialização global dos produtos Sengi, inclusive em regiões rigorosas, como a Europa, onde a certificação TÜV é necessária para a venda”, complementou.
A companhia relata que seus módulos foram submetidos aos rigorosos testes e avaliações da TÜV, buscando validar a durabilidade, a qualidade e a segurança de seus produtos.
Para esta certificação, a empresa realizou duas etapas. Primeiro, enviou à TÜV diversos módulos retirados diretamente da linha de produção da Sengi, que foram submetidos a rigorosos testes, como temperaturas elevadas, congelamento, choque físico, testes elétricos em condições de extrema potência, além de outras avaliações.
Ao final desta etapa foram realizados 20 testes de qualidade e 30 testes de segurança, garantindo que os painéis solares da Sengi atendam aos mais altos requisitos internacionais.
Já na segunda etapa, com posse das análises de documentação e durabilidade de produtos realizadas, a TÜV analisou toda a documentação da empresa e inspecionou o processo produtivo para garantir que todas as regras de funcionamento fabril estejam sendo cumpridas. Nesta etapa, foi realizada uma inspeção de todos os documentos existentes e de todos os processos da linha.
“Com a certificação TÜV IEC 61730 e IEC 61215 há uma garantia internacional, válida no mundo inteiro, de que seu produto atende os mais altos requisitos. Essa certificação é mais conceituada que certificações locais, como Inmetro, no Brasil, facilitando todo o processo de liberação legal de venda de produtos Sengi para o resto do mundo”, conclui Everton Fardin, diretor de Operações e Engenharia da Sengi Solar.
Certificação TUV
Atualmente, a TÜV realiza todos os testes de segurança e qualidade estabelecidos pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), a comissão internacional que padroniza regras dos produtos fotovoltaicos.
Ao realizar os testes, é possível obter com profundidade o nível de segurança e qualidade do módulo. Ao obter o selo TÜV, há a comprovação embasada de que o produto apresenta o desempenho requisitado pelos mais exigentes órgãos internacionais.
A TÜV certifica não só o produto, mas também toda a linha de produção, garantindo que o processo produtivo, ambiente, fornecedores, tudo esteja de acordo com os requisitos, garantindo que todo o processo produtivo, de ponta a ponta, esteja em alto padrão.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
2 respostas
ainda não trabalhei com esses painéis, mais tenho interesse de trabalhar.
Parabéns pela excelente reportagem.