Buscando dar mais transparência aos dados do setor elétrico, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) lançou nesta semana o portal Dados Abertos CCEE, uma iniciativa que coloca à disposição dos agentes de mercado e da sociedade dados compilados sobre o cenário da comercialização de energia elétrica, com uma visão sobre resultados desde 2013.
Segundo a CCEE, a ferramenta será importante para orientar empresas, investidores, especialistas, estudantes e jornalistas que buscam dados da Câmara.
“Acreditamos que a transparência e a simetria de informação são pilares fundamentais para o desenvolvimento de um mercado sustentável. Modernizar o formato de disponibilização dos dados é uma maneira da CCEE contribuir com os avanços do setor e possibilitar que a sociedade conheça cada vez mais a comercialização de energia”, destaca Talita Porto, vice-presidente da CCEE.
Os usuários do novo portal poderão filtrar os temas que desejam pesquisar. Para quem precisa frequentemente de informações da CCEE, o novo portal possibilita o uso de APIs. Com isso, os agentes podem automatizar a coleta de dados com suas próprias soluções tecnológicas.
De acordo com a CCEE, a concepção do Dados Abertos CCEE seguiu o modelo de portais de transparência oferecidos por governos e instituições nacionais e internacionais.
“O futuro do mercado de energia elétrica está na integração de sistemas para obtenção e análise de dados. Estamos promovendo uma transformação digital na disponibilização dos dados, revendo seu processo e estrutura tecnológica para atender às necessidades atuais e dos próximos anos”, comenta Marco Delgado, conselheiro da CCEE.
A entidade informa que os dados serão alimentados gradativamente ao longo de 2023 e nos próximos anos. Neste momento, os usuários poderão consultar os dados que são disponibilizados no InfoMercado Dados Gerais.
É possível saber dados como o balanço energético mensal, consumo de energia por submercado e ambiente de comercialização, exposição financeira dos agentes, geração de energia consolidada, entre outros.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.