O Brasil registrou a entrada em operação comercial de 61 usinas de energia solar nos primeiros sete meses de 2023, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Trata-se de um volume que supera em mais de duas vezes o total de 25 plantas fotovoltaicas que entraram em operação no país ao longo do mesmo período do ano passado.
Nesta quarta-feira (09), o Brasil superou a marca simbólica de 10 GW de capacidade operacional em usinas solares de GC (geração centralizada), dos quais 2,29 GW foram adicionados entre os meses de janeiro e julho de 2023.
No mesmo período do ano passado, para efeito de comparação, foram acrescidos à matriz elétrica nacional apenas 0,66 GW pelo segmento, segundo a ANEEL.
Confira abaixo o número de usinas fotovoltaicas que entraram em operação comercial no Brasil nos últimos cinco anos:
Neste ano, o volume de usinas solares que entraram em operação comercial só não é maior que o número de plantas eólicas (79 empreendimentos, com 2,73 GW adicionados à matriz elétrica).
Juntas, as usinas solares e eólicas representam cerca de 88,3% da capacidade brasileira instalada em 2023.
Nos primeiros sete meses do ano, a ANEEL também registrou a entrada em operação de 25 termelétricas (531,4 MW), oito pequenas centrais hidrelétricas (122,2 MW) e três centrais geradoras hidrelétricas (11,4 MW).
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ampliação da matriz elétrica brasileira no ano reflete o bom momento da geração de energia no país, em especial das fontes renováveis. “O resultado dá continuidade à expansão acelerada que estamos verificando”, disse ele.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
queria o contato de empresas que arrendam áreas rurais para instalação de fazendas solares. Estamos em Minas Gerais