O Brasil superou a marca de três milhões de UCs (unidades consumidoras) que recebem créditos da geração solar no segmento de GD (geração distribuída), mostram dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O montante foi registrado oito meses após o mercado ter atingido a marca de 2 milhões de consumidores beneficiados pela fonte, em janeiro deste ano. Neste momento, o total de usinas fotovoltaicas instaladas em GD no país é de 2,06 milhões.
A maior parte das três milhões de unidades consumidoras pertencem à classe de consumo residencial, com cerca de 2,05 milhões de clientes, aproximadamente dois terços do total. O mercado ainda conta com 556 mil consumidores comerciais, 319 mil rurais e 58,6 mil industriais.
O estado líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída é Minas Gerais, com 628,4 mil clientes. São Paulo (389,8 mil), Rio Grande do Sul (351,6 mil), Paraná (242,7 mil) e Bahia (171,5 mil) completam os cinco maiores mercados do Brasil.
Já o municípios com mais UCs do país é Pirapora (MG), onde 806 sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 40,8 mil consumidores. Na sequência, aparecem as cidades de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Montes Claros (MG), com 37,9 mil; 31,8 mil; 24,8 mil e 24,7 mil unidades consumidoras.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.