Em dia de apagão, ANEEL aprova reajuste para distribuidoras do Norte e do Sul

Grupo do gabinete de crise apurará os motivos da falha sistêmica na distribuição de energia
Ao término da sessão, às 13h, o diretor-geral Sandoval Feitosa, revelou que se reuniria em seguida com o MME

Por volta das 8h30 desta terça-feira (15) os brasileiros se viram em meio a uma série de falhas no fornecimento de energia elétrica. Às 9h, em Brasília, teve início a 29ª reunião ordinária da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Nela, ainda sem maiores informações sobre as causas dos apagões, a diretoria colegiada aprovou, dentre outras deliberações, reajustes nas tarifas de energia distribuída pela Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. e pela Celesc Distribuidora S.A.

Ao término da sessão, às 13h, o diretor-geral Sandoval Feitosa, revelou que se reuniria em seguida, às 14h, no MME (Ministério de Minas e Energia) para apurar os motivos da falha sistêmica na distribuição de energia.

Falha no SIN gera apagão e deixa diversos estados sem energia

Informou ainda que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estavam com o fornecimento reestabelecido e funcionando dentro da normalidade, que a região Nordeste estava em avançado reestabelecimento e que a região Norte ainda estaria sofrendo com a falta de suprimento.

“Todas as ocorrências de grande porte ocorridas no sistema de transmissão brasileiro têm toda uma regulamentação para avaliação das causas. Foi convocado um grupo de trabalho, uma sala de crise, para avaliar os eventos, as suas causas, as suas repercussões e, principalmente, identificar as causas para evitá-las no futuro”, declarou o diretor-geral.

Em seguida, informou que compõem o grupo do gabinete de crise, além da Aneel, o ONS (Operador Nacional do Sistema), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o MME. Disse ainda que não estaria descartada a representação de empresas envolvidas no que chamou de “evento de grande porte”.

Novas tarifas

Celesc: 4,11% de reajuste médio para os consumidores conectados em baixa tensão e de -0,81% para os conectados em alta tensão, a vigorar a partir de 22 se agosto deste ano.

Equatorial Pará Distribuidora de Energia: 9,89% para os consumidores conectados em baixa tensão e de 15,79% para os conectados em alta tensão, a vigorar a partir de 7 de agosto.

Retirado de pauta

Foi retirado de pauta o processo 48500.001699/2023-15, com pedidos de medida cautelar, protocolado pela Solatio Energy Gestão de Projetos Solares Ltda. com vistas à assinatura de CUST (Contratos do Uso de Sistema de Transmissão) e CCT (Contratos de Conexão) referentes às Centrais Geradoras Fotovoltaicas – UFVs Morro Preto 1 a 40, com conexão na Subestação Janaúba 6, com 500 kV, e com vistas à garantia de vaga na fila de acesso de escoamento de energia no SIN (Sistema Interligado Nacional ).

Clique aqui e acesse a íntegra das deliberações.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Filipe Calmon
Filipe Calmon
Jornalista com vasta experiência nas editorias de política e economia. Graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Vila Velha. Pós graduação MBA Executivo, Gestão de Negócios pela Ibmec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.