Um grupo de empresas do setor de energia solar realizará entre os dias 28 e 31 de agosto um showroom para mostrar detalhes sobre o funcionamento das usinas de energia solar flutuante e quais são os principais benefícios de seu uso.
O evento será realizado na cidade de Campinas (SP) e é uma iniciativa das empresas AE Solar, SMA, Fortlev, Royal FIC, Transmaq, Apollo, Getpower, Fiori, Altus, On-Off Grid, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“Estamos vivendo um momento de virada na forma de consumo energético no país e com iniciativas como a da usina solar flutuante, queremos pavimentar o caminho para essa expansão e preparar nossos clientes e parceiros para trabalhar com as novas tecnologias”, disse Ramon Nuche, diretor Latam da AE Solar.
Davi Moraes Santana, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Getpower Baterias, e André Gellers, country manager da SMA Brasil., explicam que o evento será recheado de conteúdo e que contará com soluções inovadoras apresentadas pelas empresas organizadoras.
“O evento foi organizado para dar visibilidade e levar conhecimentos sobre as usinas solares flutuantes, que estão em crescimento no Brasil. É um evento para um público-alvo que trabalha ou que pensa em trabalhar com essa aplicação”, disse Santana.
“Apoiamos o evento, porque sabemos que existe um grande potencial inexplorado neste segmento, com diversas vantagens associadas a essas atividades”, afirmou Gellers.
Por esses e outros motivos, Alves Teixeira Filho, CEO da Apollo Flutuantes, também reforça o convite aos interessados. “Queremos impulsionar ainda mais a utilização da energia solar e compartilhar com o público novas opções, acessíveis, sustentáveis e diversas, de aplicações fotovoltaicas”.
Usinas flutuantes
Ao contrário das usinas de energia solar tradicionais, que contemplam a utilização de painéis solares no telhado de residências, estabelecimentos comerciais ou no solo, nas usinas flutuantes os painéis pairam sobre a água.
Para isso, são acoplados em flutuadores, que garantem que os painéis não afundem e fiquem no ângulo certo para captação da luz do sol. As estruturas contam com um anel de metal para garantir a integridade mecânica, elétrica e de ancoramento.
De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), as condições brasileiras são bastante favoráveis em relação às usinas solares flutuantes, uma vez que existem mais de 420 mil lagos espalhados pelo Brasil. Além disso, o país conta com diversos reservatórios artificiais, devido às áreas ocupadas por represas de usinas hidroelétricas.
Como participar do evento?
Moradores de São Paulo e Região que tenham interesse em comparecer ao local podem reservar sua vaga no transporte exclusivo de van executiva a um custo de R$ 50,00. O transporte sairá sempre às 09h do Shopping Center Norte em direção ao local do evento. Para mais informações, basta clicar aqui.
SERVIÇO
Data: 28 a 31 agosto 2023, todos os dias das 10h às 17h30;
Endereço: TMW Energy, localizado na Rua Walter Franco de Lima, Parque Xangrilá, em Campinas (SP).
Preço: Entrada gratuita.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
É com Grande apreço que parabenizo a todos os envolvidos neste evento,pois com ente grande projeto, eles apresentam uma enorme visibilidade deste tipo de captadores de energia. Com esses canais solares a captação de energia reduz muito no consumo em pelo menos 90%.Contanto hoje muitas empresas, prédios e até mesmo residências estão investindo muito neste tipo de captadores.
Desejo muito sucesso a estás empresas!!!