A Senergy inaugurou, no início deste mês, uma fábrica em Pingshan, na China. A nova unidade, com uma área de 24.000 m², funciona como um centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e produção de inversores on-grid para aplicações residenciais e comerciais, bem como soluções híbridas e de armazenamento de energia.
O local está equipado com equipamentos de produção automatizada, elevando a capacidade de fabricação anual da Senergy de 3 GW para 10 GW após o funcionamento pleno.
De acordo com a empresa, tal empreendimento conta com mais de 100 especialistas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e mais de 700 funcionários de fabrico.
Referente às instalações de P&D, os laboratórios possuem 1.000 m² e são responsáveis pelo desenvolvimento de inversores on-grid, com potências entre 2 kW e 500 kW.
“Atribuímos grande importância à P&D e à investigação de aplicações de novas tecnologias e produtos fotovoltaicos. Isto incorpora o objetivo original das instalações de Pingshan e continua a ser a principal missão da companhia no futuro”, destacaram.
Atualmente, os laboratórios colocaram em funcionamento uma série de equipamentos avançados, incluindo simuladores fotovoltaicos importados, simuladores de rede de alta potência e equipamentos de carga de alta potência.
Segundo a fabricante, estes ativos podem cumprir diversos requisitos de investigação e de testes de certificação, gerando dados reconhecidos por várias organizações de renome.
“A unidade de Pingshan é liderada por especialistas nacionais de topo em eletrônica de potência. A maioria da equipe possui mais de cinco anos de experiência em P&D, com os principais membros da gestão e peritos técnicos com mais de 15 anos de pesquisa e desenvolvimento em inversores”, ressaltaram.
Linhas de produção
A unidade da Senergy em Pingshan possui 16 linhas de produção automatizadas de última geração, com processos de gestão digital e sistemas rigorosos de teste.
“Por exemplo, a linha de produção de PCBA integra o mais avançado equipamento de produção, tecnologia de processos e soluções de automatização”, relataram.
“A linha também inclui AI/SMT e componentes de encaixe, utilizando diversos equipamentos especializados para alcançar a rastreabilidade de dados MES de processo completo, facilitando assim a gestão da qualidade, o fabrico inteligente e a oferta de produtos competitivos”, acrescentaram.
De acordo com a fabricante, com cabines de ensaio automatizadas e inteligentes e instalações de ensaio à prova d’ água IP65, as linhas podem atingir uma produção total anual de até 10 GW.
“A grande abertura da fábrica é um marco significativo na jornada da empresa. Ao abraçar este momento, estamos preparados para desempenhar um papel mais profundo na transição energética global, contribuindo para a evolução dinâmica do panorama solar fotovoltaico”, concluíram.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.