A Cocal – grupo industrial que atua na produção de cana-de-açúcar, etanol, açúcar, energia elétrica, biometano, entre outros – pretende inaugurar em outubro sua primeira usina solar.
A planta está localizada em Pirapozinho, em São Paulo, com geração média de 3.500 MWh/ano – o suficiente para atender cerca de 1.000 consumidores de pequeno e médio porte. As obras começaram em julho deste ano e o investimento é de R$ 10 milhões.
O modelo de gestão escolhido para a nova usina será o de geração distribuída (GD) com a criação de um consórcio. Toda a produção será destinada para venda aos clientes da região, uma ótima opção para pequenos e médios estabelecimentos comerciais que buscam reduzir custos e impactos ambientais.
“O foco inicial são os pequenos e médios empresários locais. Por exemplo: padarias, mercados e açougues, além de residências. Vamos evitar as perdas de eficiência decorrentes de longos transportes que, lá na frente, seriam adicionadas na tarifa final. Estamos falando de vantagem ambiental e financeira”, disse o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Silva.
A nova usina solar está localizada em um distrito industrial que contará com a energia elétrica renovável e já possui acesso ao gasoduto exclusivo de biometano da Cocal. Ou seja, energia e combustível verdes para os empreendedores da região. De acordo com Silva, a usina solar será conectada diretamente à rede de distribuição elétrica local (atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
muito bom E produtivo