A Greener conduziu uma nova pesquisa de mercado com empresas integradoras de 1º a 31 de julho de 2023, obtendo um total de 2.492 respostas de companhias de todas as regiões do país.
De acordo com o estudo, essas empresas variam em porte e tempo de atuação, proporcionando uma ampla diversidade do mercado de integração fotovoltaica.
Com relação ao porte, 51% das empresas são microempresas, ou seja, faturam até R$ 360 mil ao ano, média de dois sistemas vendidos por mês considerando o porte residencial de 4 kWp.
Em seguida aparece o microempreendedor individual (27%), empresa de pequeno porte (16%), de médio porte (6%) e de grande porte (0,6%).
O relatório indicou ainda que 54% das empresas integradoras são compostas por até quatro colaboradores e que 3,5% das companhias participantes da pesquisa fazem parte de uma franquia.
Portes mais vendidos
Confira, abaixo, os portes mais vendidos:
Faturamento bruto
Confira, abaixo, o faturamento dos integradores durante o 1º semestre de 2023.
Orçamentos e sistemas vendidos
Referente aos orçamentos, houve queda de 24% na média mensal no primeiro semestre de 2023, que foi de 32, enquanto no mesmo período de 2022 a média mensal foi de 42, indicando redução da procura por sistemas fotovoltaicos por parte do cliente final.
Sobre a quantidade de sistemas vendidos, houve queda de 60% no 1º semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, houve uma diminuição de 57% para 32% das empresas que venderam mais de 10 sistemas por mês, indicando desaceleração das vendas no período
A Greener relatou que a taxa média de conversão de vendas no 1º semestre de 2023 foi de 7%, queda de 6 p.p. em relação aos 13% dos primeiros seis meses de 2022. A média de vendas por empresa no 1º semestre deste ano foi de aproximadamente duas por mês, frente às cinco vendas mensais no mesmo período do ano passado.
Volume das vendas
De acordo o estudo, 60% dos integradores tinham a expectativa de vender um volume acumulado acima de 100 kWp no ano de 2023. Por enquanto, ainda no primeiro semestre, 27% dos integradores atingiram essa marca.
No total, 13% dos integradores informaram que não venderam nenhum sistema solar fotovoltaico durante o 1º semestre de 2023.
Vendas não convertidas
Confira, abaixo, os principais fatores para a perda de vendas.
Detalhes sobre a pesquisa
Início das atividades das empresas que responderam a pesquisa:
- 2018 ou antes: 24%;
- 2019: 16%;
- 2020: 16%;
- 2021: 19%;
- 2022: 19%;
- 2023: 6%.
Os valores em porcentagem representam a distribuição do início das atividades das empresas integradoras que participaram da pesquisa em julho de 2023. Por exemplo, os 6% referentes a 2023 refletem as integradoras que iniciaram as suas atividades no setor solar no primeiro semestre do mesmo ano.
Das empresas integradoras que responderam a pesquisa, 56% atuam no mercado há mais de três anos, tendo adquirido experiência tanto antes como após a implementação da Lei nº 14.300/2022.
População estimada de empresas
A população de empresas integradoras é estimada com base no cruzamento de dados da pesquisa realizada pela Greener com informações repassadas pelas entidades e empresas do setor. No total, são 26.640 integradores fotovoltaicos ativos.
Veja, abaixo, o percentual das empresas integradoras por região:
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