O Governo do Piauí anunciou, na sexta-feira (29), que firmou uma parceria com o grupo alemão Solar Outdoor Media para instalar uma usina fotovoltaica no município de Buriti dos Lopes visando a produção de amônia e hidrogênio verde.
A expectativa é de que as obras de implantação da planta sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1,8 mil profissionais da região. Inicialmente, a usina terá potência instalada de 940 MW, podendo no futuro chegar até 3 GW.
Toda a energia gerada pela planta solar será encaminhada a uma fábrica na cidade de Parnaíba, de forma que seja realizada a produção dos combustíveis e a respectiva exportação dos insumos para a Alemanha.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. “Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí”, disse ele.
Luciano Guido, CEO da Solar Outdoor Media, por sua vez, expressou sua satisfação com os avanços nas negociações com o governo piauiense e reforçou o compromisso do grupo alemão em contribuir para o desenvolvimento do estado por meio da energia limpa e tecnologias sustentáveis.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Alguma notícia desse projeto? Qual o andamento?