Os reservatórios das usinas hidrelétricas do Brasil devem encerrar o período de seca, em outubro, com a melhor marca desde 2009, de acordo com estimativa em relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O Operador também registrou uma expectativa de crescimento da carga de 6,2% na carga de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional) e em todos os subsistemas.
Segundo o relatório, a aceleração mais expressiva deve ser verificada na região Norte, com 10,6%, seguido pelo Sul, com 7,3%, e pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 6,2%.
Em relação ao Nordeste, a perspectiva de aceleração é de 3%. Os percentuais comparam os resultados projetados para o final de outubro de 2023, referente ao mesmo período do ano passado.
“Tivemos um período de forte elevação da demanda por carga e a resposta do SIN a esse crescimento foi positiva, com a garantia de atendimento. Estamos atentos aos próximos meses, em especial o período do Verão, cujas temperaturas médias devem ser mais elevadas”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.
Contudo, o executivo ressalta que mesmo assim, o cenário geral segue favorável, com os reservatórios em bons níveis. “A perspectiva é que, quando entrarmos na estação chuvosa, estaremos numa situação bem mais confortável que a de anos anteriores”, conclui Ciocchi.
O índice projetado para o Sul é o mais alto para o mês desde os registros de outubro de 2015, quando foi de 227% da MLT. As regiões Norte e Nordeste devem atingir 59% e 50% em 31 de outubro, respectivamente.
Para mais informações, acesse o relatório na íntegra.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.