ONS publica nova versão do Relatório de Análise de Perturbação sobre apagão

Agentes e o Operador terão de implementar centenas de apontamentos até outubro de 2024
Canal Solar ONS publica nova versão do Relatório de Análise de Perturbação sobre apagão
Operador avaliou 296 contribuições de 23 agentes, recebidas entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. Foto: Divulgação

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou a nova edição do RAP (Relatório de Análise de Perturbação) sobre o apagão que deixou mais de um terço dos consumidores brasileiros sem energia elétrica no dia 15 de agosto.

O Operador avaliou 296 contribuições de 23 agentes, recebidas entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. Os comentários à minuta – que podem ter sido aceitos, aceitos parcialmente ou não aceitos – estão disponíveis como anexo ao relatório. Clique aqui para ler a RAP.

Segundo o ONS, o relatório divulgado nesta segunda-feira (9) aponta que a principal causa raiz identificada no evento de 15 de agosto “foi a performance em campo dos equipamentos de controle de tensão de diversos parques eólicos e fotovoltaicos, no perímetro da Linha de Transmissão Quixadá-Fortaleza II, no Ceará”.

“Esses dispositivos das usinas deveriam compensar automaticamente a queda de tensão decorrente da abertura da linha de transmissão, porém o desempenho no momento da ocorrência ficou aquém do previsto nos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e usados em simulações pelo ONS”, informou o Operador.

O documento publicado pelo ONS traz as providências a serem tomadas pelos 122 agentes, incluindo os geradores eólicos e fotovoltaicos. Ao todo, foram centenas de apontamentos que os agentes e o Operador terão de implementar até outubro de 2024.

Ainda de acordo com o Operador, as providências vão desde ajustes em proteções, passando por soluções para problemas na comunicação com os agentes no momento da recomposição, até a validação dos modelos matemáticos de todos os geradores eólicos e fotovoltaicos, entre outras.

No relatório também estão elencadas providências que já foram tomadas como a adaptação da base de dados oficial, pelo Operador, para representar a performance dos referidos parques eólicos e fotovoltaicos tal como observada em campo durante a perturbação, de modo a utilizá-la nos estudos de caráter operativo.

Além disso, o ONS elaborou e disponibilizou aos agentes proprietários de usinas eólicas e fotovoltaicas, relatório contendo os requisitos técnicos de Registradores Digitais de Perturbações e para a instalação de Unidades de Medição de Fasores, assim como o guia para validação dos modelos matemáticos.

Também foram implementados novos limites de intercâmbios e medidas operativas na região Nordeste, visando garantir a segurança operativa do SIN.

Procura por baterias deve crescer ainda mais após apagão, avalia Bonö Group

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.