O Brasil superou a marca de 35 GW de capacidade instalada em energia solar, somando os segmentos de GD (geração distribuída) e de GC (geração centralizada). É o que apontam dados atualizados, no início da tarde desta terça-feira (07), pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Atualmente, o mercado fotovoltaico nacional conta com 24,35 GW acumulados por meio de sistemas de geração própria de energia e 10,68 GW gerados a partir das grandes usinas solares. Ao todo, no acumulado dos últimos doze meses, o país instalou quase 14 GW de potência.
No segmento de GD solar, o Brasil já possui mais de 2,18 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados. Deste total, mais de 694 mil foram implementados somente em 2023, segundo a ANEEL.
Além disso, dos 5.570 municípios catalogados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 99% (5.540 cidades) contam com ao menos um sistema de energia solar instalado em seus municípios.
Leia também:
- Brasil será 5º maior mercado de energia solar do mundo em menos de 10 anos;
- Energia solar traz economia de cerca de R$ 85 bi a todos os consumidores brasileiros;
- Brasil registra menor custo médio na instalação de sistemas FV, aponta Solfácil.
Já o segmento de GC solar, além de contar com 10,68 GW de potência operacional, também soma pouco mais de 131 GW previstos para entrarem em operação comercial.
Deste montante, são 7,45 GW de empreendimentos com construção iniciada e outros 123,61 GW a partir de projetos com construção não iniciada.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.