O vereador Daniel Junior (Patriota) solicitou um estudo técnico para analisar a viabilidade de incentivar o uso da energia solar no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, instituindo um mecanismo de abatimento da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para os consumidores que geram a própria energia renovável.
O estudo proposto pelo vereador visa analisar a capacidade de geração de energia solar dos residentes, os efeitos financeiros nas finanças públicas e privadas, bem como fazer uma revisão das abordagens adotadas por outras cidades em questões semelhantes.
A atual Cosip não contempla a compensação aos cidadãos que contribuem com energia excedente para a rede elétrica municipal por meio de investimentos em tecnologias verdes.
Além de beneficiar diretamente os produtores de energia solar, a revisão da Cosip tem o potencial de gerar benefícios significativos para o meio ambiente. Com mais incentivos à adoção de sistemas fotovoltaicos, espera-se uma redução na demanda por fontes de energia não renováveis, contribuindo assim para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Para o vereador Daniel Junior, essa iniciativa representa não apenas um passo em direção à modernização das políticas energéticas de Dourados, mas também uma estratégia de longo prazo que pode tornar a cidade uma referência em sustentabilidade.
“Aguarda-se agora os resultados do estudo técnico, que irão nortear as discussões sobre a viabilidade e os impactos dessa proposta, abrindo caminho para um futuro mais sustentável e economicamente viável para todos os douradenses”, enfatiza.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.