O Grupo Comerc Energia realizou, nesta quinta-feira (09), o evento de inauguração do complexo solar de Hélio Valgas, em Várzea da Palma (MG). De acordo com a empresa, é a quinta maior usina do país, com 1,2 milhão de módulos fotovoltaicos instalados, totalizando 662 MWp.
O sistema está instalado em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol. Com a adição de mais este ativo em seu portfólio, a vertical de geração centralizada solar da Comerc elevou sua capacidade instalada para 1.178 MWp. Somando-se a capacidade de geração eólica, possuem 1.458 MW no total.
Contando com um investimento de R$ 2 bilhões, Hélio Valgas já tem quase a totalidade de sua capacidade produtiva alocada para a Liasa, companhia nacional que é uma das maiores produtoras de Sílico Metálico da América Latina, e que busca sua transição energética por meio de uma fonte de energia mais econômica e sustentável.
Com sua totalidade energizada desde agosto, o sistema ainda está em ramp up – aumento de sua produtividade antes de atingir seu pico de geração – e em setembro já foi capaz de gerar 119 GWh.
“Trata-se de uma usina que conta com tecnologia e equipamentos de ponta, que leva a capacidade de geração renovável da Comerc a um novo patamar. A implantação e a operação eficiente de ativos de geração renovável reforçam o nosso compromisso com a transição energética no país”, afirmou André Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.
Dorf salientou ainda que “a nossa experiência acumulada em outros projetos solares de grande porte, somada à qualidade dos equipamentos e do processo construtivo permitiu um ramp-up acelerado em Hélio Valgas”.
“Junto aos benefícios de geração de energia, o empreendimento gerou, durante seu processo de construção, um total de 2 mil postos de trabalho, e mantém ativos outros projetos sociais para apoiar o desenvolvimento da economia local”, destacou.
O Grupo Comerc Energia, que neste mês atingiu 1.681 MW de capacidade em operação, somando geração centralizada e geração distribuída, conta com mais 501 MW adicionais em implantação/desenvolvimento previstos para 2024.
“No Brasil, que é um grande produtor mundial de energia renovável, a gente tem que se manter otimista e continuar construindo o futuro do país de maneira sustentável. Por isso, creio que ao investirmos em energia renovável no país, estamos no caminho certo, e entendo que não haja nenhum outro lugar melhor para esse tipo de investimento do que aqui”, afirmou Cristopher Vlavianos, CEO da Vibra.
Para o Vice-Presidente Alckmin, que também esteve presente na inauguração, o mundo tem três temas em discussão: segurança alimentar, segurança energética e clima. “E nos três o Brasil é o grande protagonista. Em termos de energia, 85% da nossa matriz é renovável, e estamos aqui no quinto maior investimento em energia solar do Brasil, e o mundo todo está empenhado, pois é preciso descarbonizar”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
caro Mateus Brada matéria muito energizada,.
Parabéns pela riqueza de detalhes em tão poucas linhas. Imperdoável não registrar que a chegada da Comerc neste mega empreendimento, consolida a geração de energia limpa com baixo custo
Parabéns Mateus parabéns Conerc Parabéns Brasil