O Brasil terminou o período seco com o melhor nível de armazenamento de energia dos últimos 14 anos. Segundo o Operador Nacional do Sistema, os reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro apresentam 68% de armazenamento, o que indica que as condições de suprimento de energia permanecem confortáveis até abril de 2024, quando encerra o período úmido.
O subsistema Sul apresentou a melhor taxa de armazenamento de energia, com 88%, seguido do Sudeste/Centro-Oeste (69%), Nordeste (60%) e Norte (58%). Os dados foram apresentados durante a 285ª reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na última quinta-feira (9).
O ONS também registrou um novo recorde de geração solar no dia 23 de outubro, com 24.521 megawatts-médios (MWmed).
Expansão da geração e transmissão
Em outubro, foram adicionados aproximadamente 639 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica e 388 km de linhas de transmissão.
Dessa forma, até outubro, a expansão totalizou 7.799 MW de capacidade instalada, 5.481 km de linhas de transmissão e 14.736 megavoltampère (MVA) de capacidade de transformação.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.